Confira aqui o que há de melhor para ver, comer e fazer no Rio Vermelho, o bairro mais boêmio de Salvador!
E se você está planejando viajar para a capital baiana, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem a Salvador e Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
1. Curtir a Praia do Buracão
No Rio Vermelho você encontrará a Praia do Buracão, pequena e mais escondida, e que por isso é menos frequentada que as praias mais famosas de Salvador. Ela não tem uma infraestrutura tão completa, sendo mais rústica, e sua correnteza é mais forte, o que exige um cuidado redobrado para os banhistas. Ainda assim, é muito bonita e vale a visita.
2. Conhecer a Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado
A Casa do Rio Vermelho, ou casa-museu de Jorge Amado e Zélia Gattai, é uma atração cultural incrível. Trata-se da casa verdadeira em que o casal viveu por 30 anos, e que hoje está aberta ao público (com ingresso pago), com muitos móveis originais. As obras dos dois autores estão por toda a casa, e objetos pessoais podem ser vistos em todos os cantos. Além de que há telões que exibem a trajetória deles, na arte, gastronomia, vida pessoal e demais áreas.
Quanto custa? os ingressos saem por R$ 20, ou R$ 10 para estudantes com carteira de identificação e pessoas a partir dos 60 anos de idade. Crianças menores de 6 anos não pagam.
3. Comer nas barracas de acarajé mais famosas da noite de Salvador
A vida noturna de Salvador é cultural e muito agitada! Há muito o que fazer, entre shows e lugares para beber, e sem dúvidas o boêmio bairro do Rio Vermelho é o que tem mais opções de o que fazer à noite. Um passeio super clássico para fazer à noite é parar em uma das famosas barraquinhas de acarajé, que podem até ter música ao vivo. A barraca da Dinha, por exemplo, costuma ficar cheia aos fins de semana.
4. Tomar drinks e jantar no restaurante Cien Fuegos
O Cien Fuegos é um restaurante mexicano do Rio Vermelho que tem ganho destaque nos últimos anos. Com um interior todo temático, cheio de pinturas e muitas cores (que por si só já valem a visita!), ele é um local simpático para descansar e comer no fim do dia. O menu é tipicamente mexicano, com tacos, nachos e muito chilli – além das famosas margaritas frozen, que saem pela metade do preço no Happy Hour.
5. Comer uma moqueca no restaurante Casa de Tereza
Na Ondina, também próximo ao Rio Vermelho, o Casa da Tereza é um restaurante de estrutura simples, mas com detalhes surpreendentes, como a homenagem que faz aos artistas plásticos baianos e ao candomblé. Pode-se dizer que é um restaurante cultural, nesse sentido, mas com preços um pouco mais salgados para seus pratos de carnes e frutos do mar.
6. Curtir a noite no Boteco do França em Salvador
Localizado em uma viela do Rio Vermelho, este bar costuma atrair muitos moradores e turistas todos os dias, ficando cheio nos fins de tarde de verão. O bar já foi premiado mais de uma vez, tem clima de praia e vista para o mar! Além de, claro, ótimos petiscos como a dobradinha, bolinho de bacalhau, carne seca com purê de abóbora e o escondidinho de camarão bem servidos. Tudo bem acompanhado por cervejas e drinks gelados!
7. Dançar na balada SAN em Salvador
No coração do Rio Vermelho, a SAN é uma balada mais nova. Na verdade, ela era conhecida como San Sebastian, mas foi reformulada e hoje é um dos lugares mais incríveis para passar a noite em Salvador. A balada toca música eletrônica, axé e vários outros estilos de música, combinando com o estilo boêmio do bairro. O bar do local também serve drinks dos mais variados. O clube é frequentado majoritariamente pelo público LGBT, mas acolhe a todos e é uma das baladas mais divertidas de Salvador!
8. Outra opção: dançar na Zen Salvador
O Zen Salvador é um espaço onde se ouve (e dança!) MPB, sertanejo, axé, forró, samba e pagode. O local, também localizado no Rio Vermelho, é ideal para quem curte esse tipo de festa, com camarotes, terraço e pista de dança enorme! Os drinks são ótimos, e há promoções como open de frozen margarita e chopp dobrado em algumas noites.
9. Se hospedar na Pousada e Hostel Chez Marianne
Nossa última indicação é para quem realmente busca algo econômico e quer conhecer pessoas. A Pousada e Hostel Chez Marianne fica a 2 minutos a pé da praia da Ondina, e conta com acomodações partilhadas ou não, em um ambiente muito bonito e bem cuidado!
A pousada oferece um excelente café da manhã, mesa de bilhar, banheiros limpos, bar, wi-fi gratuito e atendimento 24 horas. É muito bom para quem busca economizar e ainda tem uma localização privilegiada, no boêmio bairro do Rio Vermelho, com praia, restaurantes e bares e a uma curta caminhada. Saiba mais sobre essa hospedagem clicando aqui.
Super dica do aluguel de carro em Salvador!
E depois de ler tudo sobre o que fazer no Rio Vermelho em Salvador, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro em Salvador é muito mais barato do que as pessoas imaginam.
Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!
Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato.
Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.
Dica importante sobre os passeios de Salvador
Salvador é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada.
Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.
Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para Salvador, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança.
Se quiser, é só entrar aqui e conferir os preços, informações e até avaliações de quem já fez os passeios da empresa. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que existem para a Praia do Forte, Morro de São Paulo e pelo centro histórico.
Como achar ótimos hotéis por preços incríveis em Salvador?
Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na capital, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis em Salvador. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Ele tem todos os hotéis de Salvador e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.
Dentro dele, nós fizemos um mapa personalizado bem legal que indica os melhores hotéis para se hospedar dentro da região que consideramos a melhor da cidade. É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.
O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.
Veja mais matérias imperdíveis de Salvador:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
Quanto custa viajar para Salvador: todos os gastos para você calcular sua viagem
Onde ficar em Salvador: os melhores bairros e regiões para se hospedar na cidade