Salvador

Melhores praias de Salvador na Bahia

Se está planejando sua viagem e quer saber quais são as melhores praias de Salvador, na Bahia, veja as nossas indicações! Salvador tem MUITAS praias, mas diferente do que a maioria das pessoas imaginam, as praias mais famosas e centrais nem sempre são as melhores. Por isso, criamos um guia onde falamos de todas as principais praias de Salvador, e indicamos as que mais valem a pena. Confira:

Praia do Forte

E se você está planejando viajar para a capital baiana, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem a Salvador e Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!

1. Praia de Stella Maris

Quem já foi para Salvador sabe: as melhores praias estão mais distantes do centro da cidade, e mais próximas do aeroporto de Salvador. Um dos maiores exemplos é a praia de Stella Maris, que fica a 10 minutos de carro do aeroporto. Nela você encontrará uma areia de cor dourada, mar de maré baixa e água quente e, a depender da época, até piscinas naturais que se formam nas pedras da praia. É uma praia muito tranquila e localizada em um bairro super seguro. É mais privativa e uma das nossas praias favoritas da capital baiana!

Onde relaxar em Stella Maris? As barracas mais famosas de Stella Maris são a Honolulu e a Cabana Doce Vida. Se você procura um pouco mais de agito e muita infraestrutura, elas são as melhores opções.

Praia de Stella Maris na Bahia

2. Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo está muito próxima da praia de Stella Maris, portanto, preserva características semelhantes. Ela fica na fronteira de Salvador com a cidade de Lauro de Freitas, pertinho do aeroporto, e nos últimos anos tornou-se super famosa. Ela tem uma área com boas ondas para os kitesurfistas e surfistas, sem impedir os banhistas de curtirem o mar. E, ao mesmo tempo, tem barracas incríveis e bem equipadas com guarda-sóis e espreguiçadeiras. Aos fins de semana, especialmente no verão, a praia fica bastante cheia!

Onde relaxar na Praia do Forte? Sem dúvidas, nas famosas Barraca do Lôro e Barraca da Pipa, que oferecem alimentação para todos os gostos, bebidas e vários outros serviços.

Praia do Flamengo na Bahia

3. Praia de Itapuã

Já cantavam Toquinho e Vinicíus de Moraes: “É bom, passar uma tarde em Itapuã”! Uma vez em Salvador, não deixe de conhecer essa praia incrível, tão importante para a cidade. A paisagem é cercada por coqueiros, mar calmo e areia dourada. Além de, claro, as construções marcantes: a estátua da sereia de Itapuã, e o próprio farol de Itapuã (que pode ser visto ao longe, já que fica um pouco mais à frente). Seus arrecifes também permitem a formação de piscinas naturais, com as águas calmas e cristalinas de Itapuã! Não é à toa que a praia é um dos cartões-postais de Salvador.

Extra: talvez você também escute falar muito na praia de Piatã quando estiver em Salvador. Trata-se da praia ao lado da Praia de Itapuã, que também é muito bem avaliada! Tem um amplo areal, com coqueiros e mar bom para famílias.

Praia de Itapuã na Bahia

4. Praia do Forte

Com certeza você já ouviu na Praia do Forte, que é uma das praias mais bonitas de todo o Brasil. Muita gente que vai para Salvador já planeja passar pelo menos um dia nessa praia, embora a ela fique no distrito de Mata de São João, a cerca de 65 km do centro de Salvador. Praia do Forte é uma antiga vila de pescadores, com coqueiros, água cristalina e piscinas naturais, e que faz qualquer um se esquecer dos seus problemas!

Praia do Forte na Bahia

5. Praia do Porto da Barra

Diferente de todas as praias citadas anteriormente, esta é uma praia que fica pertinho do centro de Salvador! Trata-se de uma bela praia da cidade com vista para a Baía de Todos os Santos. Sua faixa de areia não é das maiores (são apenas 600 metros de orla), mas ela está sempre cheia de turistas e moradores. Na praia, dá para alugar um guarda-sol e espreguiçadeira, ou sentar-se em um canto a sua escolha e aproveitar o visual. Muita gente, inclusive, escolhe a praia da Barra para assistir ao pôr do sol!

Praia do Porto da Barra

6. Praia do Farol da Barra

Na sequência da Praia do Porto da Barra está a Praia do Farol da Barra, que é tão boa quanto a sua vizinha. O diferencial é mesmo o enorme farol, que fica na Fortaleza de Santo Antônio – ambos formam um dos principais cartões-postais da cidade. Suas águas são calmas e quentes, ótimas para banho especialmente quando a maré está baixa e facilita a formação de piscinas naturais; e há muitos restaurantes e lanchonetes ao redor, abertos até tarde da noite. A praia também é palco de grandes eventos, como a própria virada do ano.

Praia do Farol da Barra

7. Praia de Imbassaí

A Praia de Imbassaí fica ainda depois de Praia do Forte, portanto mais longe ainda do centro de Salvador. Mesmo assim, nós costumamos associar a sua visita à de Salvador, porque é super rápido chegar até lá (65 km) – e vale mesmo a pena! A praia faz parte do município de Mata de São João e do distrito de Imbassaí, e tem águas super quentinhas e calmas. O visual é incrível!

Praia de Imbassaí

Outras praias de Salvador:

Salvador tem MUITAS outras praias que não citamos acima. No entanto, nem todas elas são ideais para tomar banho de mar, ou mesmo para relaxar. Confira outras praias famosas de Salvador:

  • Praia de Ondina: pequena, limpa e tranquila, com águas cristalinas, a praia de Ondina é um pouco mais vazia que as demais do centro de Salvador. É o local de referência durante o Carnaval, localizada em uma área mais nobre e cheia de resorts e hotéis. Vale a pena visitá-la se tiver algum dia extra na cidade!
  • Praia Rio Vermelho/Praia do Buracão: essa praia recebe mais barcos de pesca, o que atrapalha um pouco os banhos de mar para os visitantes. No entanto, vale conhecê-la e caminhar por ela, mesmo que não decida ficar e relaxar por lá. No Rio Vermelho você também encontrará a Praia do Buracão, pequena e mais escondida, e que por isso é menos frequentada. Ela não tem infraestrutura completa, sendo mais rústica, e sua correnteza é mais forte, o que exige um cuidado redobrado para os banhistas.

Praia do Buracão

  • Praia de Amaralina: localizada a 13 km do centro de Salvador, essa praia é mais famosa pelas barraquinhas que abriga com as maiores delícias da gastronomia baiana (como o acarajé). Suas águas não são próprias para banho, e sua orla é razoalvemente movimentada.
  • Praia de Pituba: a Praia de Pituba é super popular entre os moradores desse bairro, mas também tem a água mais escura e suja. Portanto, não é das melhores para o banho, mas ainda tem uma orla que pode servir para caminhar e praticar exercícios físicos.
  • Praia de Boa Viagem: pequena e charmosa, essa praia da Cidade Baixa tem águas tranquilas e limpas, e dá acesso ao Mont Serrat e à Ponta Humaitá. Tem boa infraestrutura, com barracas, mas costuma ficar mais cheia aos fins de semana.

Praia de Boa Viagem em Salvador

Super dica do aluguel de carro em Salvador!

E depois de ler tudo sobre os melhores praias de Salvador na Bahia, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro em Salvador é muito mais barato do que as pessoas imaginam. Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!

Aluguel de carro em Salvador

Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.

Dica importante sobre os passeios de Salvador

Salvador é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada. Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.

Passeio para Morro de São Paulo

Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para Salvador, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone, que eles entrarão em contato por whatsapp e darão um ótimo atendimento sobre os passeios de lá. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que eles têm para Morro de São Paulo, Ilha dos Frades, Praia do Forte e Guarajuba.

Como achar ótimos hotéis por preços incríveis em Salvador?

Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na capital, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis em Salvador. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Ele tem todos os hotéis de Salvador e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.

Dentro dele, nós fizemos um mapa personalizado bem legal que indica os melhores hotéis para se hospedar dentro da região que consideramos a melhor da cidade. É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Mapa das melhores áreas para se hospedar em Salvador

O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.

Hotéis em que já nos hospedamos e recomendamos demais:

Piscina de hotel de luxo em Salvador

Veja mais matérias imperdíveis de Salvador:

O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
Quanto custa viajar para Salvador: todos os gastos para você calcular sua viagem
Onde ficar em Salvador: os melhores bairros e regiões para se hospedar na cidade

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *