Salvador

Clima e temperatura em Salvador

Saiba tudo sobre o clima e temperatura de Salvador de acordo com cada estação, e se planeje para aproveitar ao máximo essa cidade incrível da Bahia!

Gráfico de clima e temperatura em Salvador

E se você está planejando viajar para a capital baiana, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem a Salvador e Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!

Como é o clima de Salvador?

Apesar do clima de Salvador ser parecido durante o ano todo, é importante saber as características da época em que você viajará, para não sofrer com imprevistos e não ter as roupas adequadas para curtir a viagem. Resumidamente, o clima é sempre quente – dificilmente você terá temperaturas abaixo de 21ºC na cidade.

Mar de Salvador

O que mais altera ao longo do ano são as chuvas, que costumam aparecer entre abril e julho, mas que também podem ser frequentes no final e começo de ano, a depender de cada ano. Veja abaixo o clima de Salvador, de acordo com cada estação:

1. Verão em Salvador – de 21 de dezembro a 21 de março

O verão, que vai de dezembro a março, é sem dúvidas a alta temporada de Salvador. É quando a cidade alcança as maiores médias de temperatura nos dias, batendo facilmente os 30ºC – e podendo até ultrapassar eles.

Praia de Salvador

O verão também costuma ser a época com menos chuvas em Salvador, então você dificilmente perderá algum dia de viagem por uma chuva ou tempo nublado – apesar de que, nos últimos anos, alguns finais de ano têm tido semanas inteiras de chuvas! Normalmente, são chuvas de verão passageiras e até refrescantes para os dias mais quentes.

  • O que levar na mala? Não se esqueça de levar consigo chapéus, bonés e roupas bem frescas. Protetor solar e garrafinhas d’água também são indispensáveis no verão de Salvador, para você não ter nenhum problema de desidratação ou pressão baixa durante a viagem.
  • O que aproveitar? São dias perfeitos para ir às praias de Salvador e curtir o mar! Para se refrescar, nos dias mais quentes, opte pelos museus, que estão sempre climatizados! E não deixe de provar os sorvetes da Sorveteria da Ribeira e da Crema, que nós amamos! O da Ribeira, em especial, tem sabores maravilhosos como Biribiri e Tapioca.
  • Dica extra: além do Carnaval, acontece em fevereiro, no dia 2, a Festa de Iemanjá em Salvador. É lindo e super típico! Não perca. O mesmo vale para a tradicional Lavagem do Bonfim, que costuma ocorrer em meados de janeiro.

2. Inverno em Salvador – de 21 de junho a 23 de setembro

Salvador tem um clima agradável para ser visitada em qualquer estação, inclusive no inverno. Nunca está realmente muito frio por lá, e a temperatura não varia muito ao longo do ano!

No inverno, que vai de final de junho a final de setembro, as temperaturas ficam em torno dos 24ºC, podendo subir ou descer ligeiramente ao longo dos meses – mas, como dissemos, nunca descem mais do que os 20ºC. Ou seja, dá para levar roupas de banho na mala!

Museu em Salvador

O que você deverá prestar mais atenção é que esta é a época de chuva, portanto podem haver dias mais nublados, que impeçam algum passeio de praia especificamente. Se isso acontecer na sua viagem, basta reprogramar o passeio para o próximo dia ensolarado (pois com certeza haverá!), e curtir os shoppings, mercados e museus de Salvador, que são fechados e abrigados contra chuva.

  • O que levar na mala? Roupas leves, capa de chuva, ao menos duas calças e pelo menos um casaco leve. Se possível, leve calçados fechados e impermeáveis.
  • O que aproveitar? O mercado modelo, os shoppings, os VÁRIOS museus (recomendamos o Museu do Mar e o de Arte Moderna)… Há muito o que aproveitar em Salvador, mesmo nos dias nublados. Eles são climatizados e abrigados de chuva.

3. Primavera (de 23 de setembro a 21 de dezembro) e outono (de 21 de março a 21 de junho) em Salvador

Como o clima de Salvador não varia muito ao longo do ano, a primavera (final de setembro a final de dezembro) e outono (final de março até final de junho), que são meia-estação, têm climas parecidos, sempre na média dos 26ºC.

Avenida Paralela em Salvador

O que os diferencia é a quantidade de chuvas, que pode ser um pouco maior no outono, mas nada que vá atrapalhar muito a sua viagem. O bom de viajar nessas estações é que o turismo é menor, e as hospedagens e voos podem ser mais baratos.

  • O que levar na mala? Caso vá viajar nesta época, tenha na mala ao menos um casaco e um par de calças, além de sapatos resistentes à àgua da chuva.
  • O que aproveitar? Tudo! Locais fechados e abertos. Há dias de sol para curtir a praia, sem aquele calorzão todo do verão, e dias que podem ser mais nublados, para curtir os espaços fechados que já citamos.

Super dica do aluguel de carro em Salvador!

E depois de ler tudo sobre o clima e temperatura em Salvador, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro em Salvador é muito mais barato do que as pessoas imaginam.

Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!

Aluguel de carro em Salvador

Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser!

Na nossa matéria de aluguel de carro em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.

Dica importante sobre os passeios de Salvador

Salvador é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada.

Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.

Passeio para Morro de São Paulo

Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para Salvador, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança.

Se quiser, é só entrar aqui e conferir os preços, informações e até avaliações de quem já fez os passeios da empresa. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que existem para a Praia do Forte, Morro de São Paulo e pelo centro histórico.

Como achar ótimos hotéis por preços incríveis em Salvador?

Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na capital, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis em Salvador. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Ele tem todos os hotéis de Salvador e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.

Dentro dele, nós fizemos um mapa personalizado bem legal que indica os melhores hotéis para se hospedar dentro da região que consideramos a melhor da cidade. É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Mapa das melhores áreas para se hospedar em Salvador

O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.

Hotéis em que já nos hospedamos e recomendamos demais:

Piscina de hotel de luxo em Salvador

Veja mais matérias imperdíveis de Salvador:

O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
Quanto custa viajar para Salvador: todos os gastos para você calcular sua viagem
Onde ficar em Salvador: os melhores bairros e regiões para se hospedar na cidade

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *