Se você tem 4 dias para passear por Salvador, confira o roteiro que criamos especialmente para quem quer conhecer o que há de melhor na capital baiana!
E se você está planejando viajar para a capital baiana, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem a Salvador e Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
Dia 1 do roteiro de 4 dias em Salvador
No primeiro dia de seu roteiro, foque no centro turístico da cidade. Assim, você já conhece a parte mais cultural e interessante da capital baiana. Comece seu roteiro pelo Mercado Modelo, o mercado mais famoso da cidade, onde você encontrará souvenires, roupas, intrumentos baianos, elementos do candomblé, doces (não deixe de comprar uma cocadinha para si ou para os amigos!), artesanatos etc. A visita vale muito a pena.
Em seguida, caminhe até o Elevador Lacerda, que fica bem ao lado do mercado e une a área mais alta (a do Pelourinho) à área mais baixa da cidade (onde fica o Mercado Modelo). O local tem MUITA história e ainda preserva uma das vistas mais lindas de Salvador, quando se está lá no alto dos 63 metros do elevador. Só fique atento aos ambulantes, que costumam ficar na entrada e saída do local vendendo itens e passeios. O valor é de menos de R$ 0,50 por pessoa, por trecho!
Agora é a hora de explorar o “Pelô”, como chamam os baianos. O Pelourinho é o coração de Salvador, cheio de lojas, restaurantes (inclusive, muito bons para almoçar) e cenários encantadores. Lá você verá a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a grande cruz no centro do Pelourinho, bares com sabores exóticos de caipirinha, músicos tocando na rua etc.
É um passeio longo, cheio de cores e ideal para conhecer Salvador de verdade, pois o local ainda preserva os marcos coloniais, com azulejos portugueses e esculturas douradas.
Dia 2 do roteiro de 4 dias em Salvador
Em seu segundo dia do roteiro de 4 dias em Salvador, foque em conhecer as outras regiões de Salvador. Você pode, por exemplo, ir até algumas das melhores praias de Salvador, como a Praia do Flamengo. Ela fica na fronteira de Salvador com a cidade de Lauro de Freitas, pertinho do aeroporto, e nos últimos anos tornou-se super famosa.
Tem uma área com boas ondas para os kitesurfistas e surfistas, sem impedir os banhistas de curtirem o mar. Nas barracas mais “chiques”, como a Barraca do Lôro, você ainda consegue fazer um almoço completo e delicioso, com o pé na areia!
Depois de passar algumas horas nesta praia, volte para a grande capital e conheça a região da Barra: passeie pelo calçadão da Praia da Barra (que apesar de bonita, não é a que mais recomendamos para um banho de mar) e veja o pôr do sol no Farol da Barra, o principal cartão-postal da cidade, que demarca a entrada da Baía de Todos os Santos.
Um passeio tradicional e completamente gratuito! Ao final do dia, se ainda tiver tempo, vá à região do Rio Vermelho experimentar o delicioso Acarajé da Cira, ou as típicas tapiocas de Salvador!
Dia 3 do roteiro de 4 dias em Salvador
Em seu terceiro dia do roteiro, não tenha dúvidas: vá para a Praia do Forte! Aproveite que a vila de Praia do Forte fica pertinho do aeroporto, e já leve as suas malas no carro (ou no transfer). Vale MUITO a pena conhecer Praia do Forte quando se está em Salvador, pois ela fica a apenas 1h30 de carro.
Lá você poderá conhecer o Projeto Tamar, passear pelo centrinho, relaxar na Praia de Portinho em frente à igreja local e muito mais. A estrutura de vilarejo de praia se preserva há muitos anos, e seu centrinho comercial ainda tem a aparência de vila de pescadores, mesmo que com novos restaurantes e lojinhas de artesanato.
– Como chegar à Praia do Forte?
A forma que sempre utilizamos para ir de Salvador para Praia do Forte é o carro, que costumamos alugar logo no começo da viagem, para conseguir fazer tudo com ele. O aluguel de carro em Salvador e no nordeste, de forma geral, é muito mais barato do que as pessoas imaginam, e acaba sendo muito mais fácil de chegar à Praia do Forte com um.
E se você quiser alugar um carro, recomendamos que o faça com a maior antecedência possível (para pagar um valor menor), e utilize um comparador de preços, que faz um levantamento em todas as principais locadoras de carro, e encontram todos os modelos e preços disponíveis do mercado. Nós costumamos usar dois comparadores, que são os melhores:
- Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
- Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.
Dia 4 do roteiro de 4 dias em Salvador
Em seu último dia, o melhor a fazer é descansar e desfrutar o que ainda não viu em Salvador. Você pode ir até a famosa praia de Itapuã, que vive no imaginário de tantos brasileiros por causa da música de Toquinho e Vinicíus de Moraes. Sua paisagem é cercada por coqueiros, mar calmo e areia dourada. Além de, claro, as construções marcantes: a estátua da sereia de Itapuã, e o próprio farol de Itapuã (que pode ser visto ao longe, já que fica um pouco mais à frente). Seus arrecifes também permitem a formação de piscinas naturais, com as águas calmas e cristalinas de Itapuã! Não é à toa que a praia é um dos cartões-postais de Salvador.
Depois de conhecer a praia, na volta para o centro da cidade, não deixe de passar, mesmo que só de carro, pelo Dique do Tororó. Trata-se de uma área que compreende o estádio da Fonte Nova (onde ocorreram os jogos da Copa) e uma lagoa com oito estátuas de orixás flutuantes, reproduzidos em tamanho grande em 1998. É lindo!
E por fim, faça uma visita à Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador. Datada do século 18, a estrutura da igreja tem traços neoclássicos e rococó, mas o que acaba chamando mais a atenção dos turistas é sua fachada, lotada de fitinhas do Senhor do Bonfim coloridas. A tradição é chegar até lá a pé (já que a igreja está localizada no topo de um morro, mas que também tem acesso via carros) e amarrar uma fitinha na fachada da igreja, enquanto faz um pedido. A entrada para a igreja é gratuita.
Dica importante sobre os passeios de Salvador
Salvador é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada. Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.
Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para Salvador, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança. Se quiser, é só entrar aqui e conferir os preços, informações e até avaliações de quem já fez os passeios da empresa. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que existem para a Praia do Forte, Morro de São Paulo e pelo centro histórico.
Como achar ótimos hotéis por preços incríveis em Salvador?
Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na capital, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis em Salvador. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Ele tem todos os hotéis de Salvador e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.
Dentro dele, nós fizemos um mapa personalizado bem legal que indica os melhores hotéis para se hospedar dentro da região que consideramos a melhor da cidade. É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.
O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.
Hotéis em que já nos hospedamos e recomendamos demais:
- Hotel elegante e com toda a comodidade: um hotel mais luxuoso, com spa, piscina e vista para a praia. É o favorito dos casais e turistas estrangeiros.
- Hotel com preço ótimo e de frente para a praia: uma hospedagem a preço baixo, em quartos lindos, e com café da manhã baiano!
Veja mais matérias imperdíveis de Salvador:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
Quanto custa viajar para Salvador: todos os gastos para você calcular sua viagem
Onde ficar em Salvador: os melhores bairros e regiões para se hospedar na cidade