Descubra quais os melhores passeios e o que conhecer na cidade baixa de Salvador, a parte maior e mais moderna da cidade!
E se você está planejando viajar para a capital baiana, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem a Salvador e Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
Antes de mais nada: o que é a “cidade baixa” de Salvador?
Salvador é dividida entre a cidade baixa (a mais antiga, e que fica em áreas mais baixas) e cidade alta (a mais moderna, maior, e que fica em área mais alta). São dois grandes blocos, e ambos abrangem pontos turísticos interessantes. Confira:
Os melhores pontos turísticos da cidade baixa:
1. Mercado Modelo
A visita ao Mercado Modelo, que fica logo abaixo do Elevador Lacerda (ver foto acima), é uma experiência a parte na lista de o que fazer em Salvador na Bahia. Nele você encontrará souvenires, roupas, intrumentos baianos, elementos do candomblé, doces (não deixe de comprar uma cocadinha para si ou para os amigos!), artesanatos e, claro, alguns restaurantes tradicionais. O local costuma estar cheio, então como em qualquer lugar lotado, preste atenção aos seus pertences. De forma geral, a visita ao Mercado Modelo é tranquila e vale muito a pena!
Alguns itens que achamos que vale a pena comprar lá:
- Quadros, pequenas esculturas, imagens e máscaras para decoração de casa
- Colares e outras bijouterias com o estilo baiano
- Doce de Caju
- Bebidas alcóolicas diferentes de tudo o que você já viu, vendidas e garrafinhas
- Fitinhas coloridas do Senhor do Bonfim
- Instrumentos como o berimbau, para quem gosta de música
- E, claro, caixas de cocadinha!
2. Igreja do Bonfim
Fiel ou não, é difícil não se impressionar com a Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador. Datada do século 18, a estrutura da igreja tem traços neoclássicos e rococó, mas o que acaba chamando mais a atenção dos turistas é sua fachada, lotada de fitinhas do Senhor do Bonfim coloridas. É incrível! A tradição é chegar até lá a pé (já que a igreja está localizada no topo de um morro, mas que também tem acesso via carros) e amarrar uma fitinha na fachada da igreja, enquanto faz um pedido. A entrada para a igreja é gratuita.
Dica extra: se estiver viajando em janeiro, fique atento, pois em todos os anos ocorre a lavagem das escadarias da igreja, ou simplesmente “Lavagem do Bonfim”, que é um evento super importante para a cidade. Trata-se de um cortejo que sai da Igreja da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e que ocorre na quinta-feira após o primeiro domingo pós-Dia de Reis (6 de janeiro). Por exemplo, se o Dia de Reis cair em uma quarta-feira, a Lavagem ocorrerá na quinta-feira da semana seguinte, já tendo passado um domingo.
3. Bairro da Ribeira
Localizado na Península de Itapagipe, o bairro da Ribeira é boêmio, tendo vários bares ao ar livre, lanchonetes e restaurantes com vista para a Praia da Ribeira e o porto. É um local bonito para assistir ao pôr do sol, e também para tomar o famoso sorvete da Sorveteria da Ribeira, que serve sabores de frutas tropicais BEM diferenciadas desde 1931.
4. Forte de São Marcelo
Na Baía de Todos os Santos, o Forte de São Marcelo é um forte que fica dentro da água e é todo redondo Construído no começo do século 17 para proteger a capital colonial, o forte é inspirado no Castello de Sant’Angelo em Roma. Ele não pode ser visitado, mas vale a pena apreciar, mesmo que de longe!
5. Feira de São Joaquim
A Feira de São Joaquim é simplesmente a maior feira livre de Salvador, e que existe desde a década de 1960. Ela é muito popular na cidade, especialmente entre a população de baixa renda, mas também por aqueles interessados em artefatos da cultura baiana. Lá você encontrará muitas peças de artesanato (roupas, bolsas, potes…), mas também muitos artigos religiosos, animais e instrumentos do candomblé.
O local também é uma experiência gastronômica à parte, e onde você encontrará centenas de ervas diferentes, frutas, pimentas, camarão seco e temperos. São corredores e corredores de pequenas lojinhas de comerciantes, a céu aberto.
6. Forte de Monte Serrat e Ponta de Humaitá
A Ponta do Humaitá é uma área pública localizada no bairro de Monte Serrat, na Península de Itapagipe em Salvador, a cerca de 1 km da Igreja do Senhor do Bonfim. Nela, você encontra um lindo píer com uma igreja, o mosteiro de Monte Serrat, algumas casas com estilo do século XIX, o Farol/Forte de Nossa Senhora Monte Serrat de 1583 (onde fica o Museu da Armaria, com armamentos antigos de civis e militares do exército), alguns restaurantes e o antigo Iate Clube.
É uma área linda, bem equipada com banheiros e acessibilidade para deficientes físicos, e que costuma receber rodas de música e capoeira. Portanto, vale muito a visita!
Extra: Elevador Lacerda
Este ponto turístico de Salvador é um “extra” porque ele une a cidade baixa à cidade alta, fazendo parte das duas. Ele foi criado em 1873 como um transporte público da cidade, tem MUITA história, e ainda preserva uma das vistas mais lindas de Salvador, quando se está lá no alto dos 63 metros do elevador. Só fique atento aos ambulantes, que costumam ficar na entrada e saída do local vendendo itens e passeios. O valor é de menos de R$ 0,50 por pessoa, por trecho!
Super dica do aluguel de carro em Salvador!
E depois de ler tudo sobre o que conhecer na cidade baixa em Salvador, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro em Salvador é muito mais barato do que as pessoas imaginam.
Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!
Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato.
Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.
Dica importante sobre os passeios de Salvador
Salvador é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada.
Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.
Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para Salvador, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança.
Se quiser, é só entrar aqui e conferir os preços, informações e até avaliações de quem já fez os passeios da empresa. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que existem para a Praia do Forte, Morro de São Paulo e pelo centro histórico.
Como achar ótimos hotéis por preços incríveis em Salvador?
Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na capital, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis em Salvador. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Ele tem todos os hotéis de Salvador e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.
Dentro dele, nós fizemos um mapa personalizado bem legal que indica os melhores hotéis para se hospedar dentro da região que consideramos a melhor da cidade. É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.
O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.
Hotéis em que já nos hospedamos e recomendamos demais:
- Hotel elegante e com toda a comodidade: um hotel mais luxuoso, com spa, piscina e vista para a praia. É o favorito dos casais e turistas estrangeiros.
- Hotel com preço ótimo e de frente para a praia: uma hospedagem a preço baixo, em quartos lindos, e com café da manhã baiano!
Veja mais matérias imperdíveis de Salvador:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
Quanto custa viajar para Salvador: todos os gastos para você calcular sua viagem
Onde ficar em Salvador: os melhores bairros e regiões para se hospedar na cidade