Confira o nosso roteiro de que fazer em Praia do Forte se você tem apenas 2 dias para curtir esse paraíso!
E se você está planejando viajar para a capital baiana, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem a Salvador e Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
Dia 1 do roteiro de 2 dias em Praia do Forte
Comece o seu primeiro dia antes mesmo de chegar ao centro da Praia do Forte, indo para a Praia do Papa Gente, uma das melhores dali. Passe a manhã curtindo a praia, especialmente porque, quando a maré baixa, são formadas piscinas naturais de água morna e tranquila. Vale à pena!
Após curtir a manhã, você pode se dirigir para o centrinho da Praia do Forte, onde poderá almoçar uma deliciosa moqueca em um dos restaurantes típicos e artesanais que ficam por lá.
Depois, vá à praça principal da Praia do Forte, onde encontrará a igreja de São Francisco de Assis, um dos principais cartões-postais. Trata-se de uma igreja simples e pequena, mas muito linda! A entrada é gratuita, e por volta das 18h, aos domingos, costuma haver missas. Ao redor de todos esses locais, você também encontrará barraquinhas com artesanatos típicos, sorveterias e restaurantes!
Por fim, não deixe de visitar o Projeto Tamar, que é o principal atrativo entre os melhores passeios da Praia do Forte, para além das próprias praias. Lá você não só verá tartarugas de diferentes tamanhos (uma mais fofa do que a outra!), como também aprenderá muito sobre a vida marinha e a preservação ambiental. Em dias selecionados, dá até para alimentar tubarões. É um passeio muito interessante para todas as idades, e o local ainda tem lojas e restaurantes.
- Dica extra: se estiver viajando em outubro, novembro ou dezembro, aproveite que é a época de desova e assista ao momento junto com os instrutores do Projeto Tamar! É lindo ver as tartaruguinhas saindo de seus ovos e caminhando até o mar!
- À noite, a vida noturna não é muito agitada, mas não deixe de tomar um sorvete nas sorveterias locais que tem mais de 80 sabores – incluindo acerola, mangaba, siriguela e tantos outros que fazem parte do local. Para continuar a noite, vá a um dos bares de Praia do Forte.
Dia 2 do roteiro de 2 dias em Praia do Forte
Em seu segundo dia na vila, você pode passear pela Praia do Porto de Cima. Ela é a principal praia da vila, que fica no centro e tem vários trechos de pedras e recifes, bem como um pequeno porto, com barcos ancorados. Não é a melhor praia para os banhistas, já que não tem muita infraestrutura e o banho fica comprometido pelos recifes e barcos.
Ou, se preferir, pode ir para a Praia do Porto de Baixo (ou Praia do Tivoli), que fica em frente ao Tivoli Ecoresort. É uma praia simpática, de mar calmo e boa para os banhistas – mas também sem grande infraestrutura. Há quem escolha, ainda, fazer um passeio de barco para observar baleias jubarte.
Esses animais adoram as águas mornas do nordeste para a reprodução. Para vê-las, é possível fechar um passeio de barco para observação de baleias, que normalmente andam em grupo e formam um verdeiro espetáculo marinho! Quem quiser também pode visitar o Instituto Baleia Jubarte, que é incrível! Os melhores períodos para isso são os meses entre julho e novembro.
Por fim, faça outro passeio “escondido” da Praia do Forte é o do Castelo Garcia D’Ávila, considerado por muitos como o ÚNICO castelo de estilo medieval da América do Sul, e tombado pelo Iphan como patrimônio nacional. Imperdível, não é? O castelo serviu como morada de um dos pioneiros portugueses no Brasil, e começou a ser construído em 1551, ficando pronto apenas em 1624. No entanto, hoje os visitantes só encontram ruínas dele – mas ainda, assim, vale a visita.
O castelo fica a apenas 3 km da vila e sua entrada custa R$ 10. Logo ao lado dele está a Capela de Nossa Senhora da Conceição, que foi restaurada e pode ser visitada. É um ótimo lugar para assistir ao pôr do sol, e um dos melhores passeios da Praia do Forte!
Super dica do aluguel de carro em Salvador!
E depois de ler tudo sobre o roteiro de 2 dias em Praia do Forte, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro em Salvador é muito mais barato do que as pessoas imaginam.
Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!
Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato.
Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.
Dica importante sobre os passeios de Salvador
Salvador é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada.
Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.
Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para Salvador, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança.
Se quiser, é só entrar aqui e conferir os preços, informações e até avaliações de quem já fez os passeios da empresa. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que existem para a Praia do Forte, Morro de São Paulo e pelo centro histórico.
Como achar ótimos hotéis por preços incríveis em Salvador?
Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na capital, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis em Salvador. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Ele tem todos os hotéis de Salvador e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.
Dentro dele, nós fizemos um mapa personalizado bem legal que indica os melhores hotéis para se hospedar dentro da região que consideramos a melhor da cidade. É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.
O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.
Hotéis em que já nos hospedamos e recomendamos demais:
- Hotel elegante e com toda a comodidade: um hotel mais luxuoso, com spa, piscina e vista para a praia. É o favorito dos casais e turistas estrangeiros.
- Hotel com preço ótimo e de frente para a praia: uma hospedagem a preço baixo, em quartos lindos, e com café da manhã baiano!
Veja mais matérias imperdíveis de Salvador:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
Quanto custa viajar para Salvador: todos os gastos para você calcular sua viagem
Onde ficar em Salvador: os melhores bairros e regiões para se hospedar na cidade