Saiba aqui o que fazer na Ilha de Boipeba para curtir ao máximo o que há de melhor nessa região da Bahia!
E se você está planejando viajar para a Bahia, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem à Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
1. Caminhar (e mergulhar) pelas praias de Tassimirim, Cueira, Moreré, Ponta dos Castelhanos, Bainema e Cova da Onça
Se você tiver só um dia para conhecer Boipeba, com certeza irá focar nas praias, pois é o que há de melhor para conhecer por lá! As praias da Ilha de Boipeba são simplesmente PARADISÍACAS, muito bonitas e super fotogênicas. Por isso, não poderíamos deixar de citar as praias mais lindas e que você deve visitar quando estiver lá:
- Praia de Tassimirim: uma praia linda para contemplar, de águas cristalinas e piscinas naturais durante a maré baixa! Há alguma infraestrutura no local, para comer comidas típicas e beber. A melhor forma de chegar até lá é através de uma caminhada de 10 minutos pela areia, a partir da Praia da Cueira. Para quem quiser ir além, dá para fazer um mergulho com snorkel nas piscinas naturais de Tassimirim.
- Praia de Cueira: com areia branquinha e mar transparente, a praia também é muito boa para tomar banhos de mar. É lá que fica o famoso Restaurante do Guido, famoso pelas lagostas que serve. Uma opção é ver o amanhecer nesse praia!
- Praia de Moreré: simplesmente, o cartão-postal dessa ilha! Seu mar azul esverdeado e quente é um dos mais bonitos da Bahia, e o local é todo rodeado por coqueiros. Para completar, na maré baixa, formam-se piscinas naturais! Super paradisíaco! Há infraestrutura no local, em especial o Restaurante Paraíso.
- Praia da Ponta dos Castelhanos: mais isolada, essa praia tende a ser um pouco mais vazia, mas é igualmente linda, com coqueiros, mar calmo, bancos de areia e água doce provinda do Rio Catu.
- Praia Bainema: outra praia linda, rodeada por natureza, e acessível através de uma trilha de 15 minutos que passar pelo meio de um túnel ode flores! Mais vazia de Moreré, ela também tem mar muito calmo e formação de piscinas naturais na maré baixa.
- Praia Cova da Onça: na ponta sul de Boipeba, essa praia pode não ser a mais linda, mas é famosa por servir ótimas refeições em seus restaurantes – especialmente as que levam frutos do mar frescos, como moquecas!
2. Assistir ao pôr do sol na Praia Boca da Barra
Apesar de não estar na lista acima, a Praia Boca da Barra também é imperdível, especialmente se você puder visitá-la no fim da tarde, para assistir ao pôr do sol de lá – que é lindo!
3. Nadar no Rio Ouritibe
Entre a Praia de Moreré e a Praia da Cueira está o Rio Ouritibe, que só pode ser atravessado na maré baixa. Mas dá para curtir e nadar nele tranquilamente, principalmente no verão, já que ele tem águas mais frias e refrescantes do que as praias!
4. Fazer caiaque pelos túneis de mangue
Se tiver um tempo extra fe viagem, vale a pena fazer um passeio de caiaques partindo da Velha Boipeba, e poder ir para áreas mais afastadas do rio local. Você passará por túneis e manguezais, e visuais lindíssimos! Com sorte, e se estiver escuro (especialmente no fim do dia), você verá algumas algas especiais que, em contato com o oxigênio, ficam brilhantes – é lindo!
- Se quiser ir além, veja a possibilidade de fazer um tour de caiaque ao entardecer nos manguezais OU ainda, um paddle surf ao entardecer nos manguezais da Ilha de Boipeba.
5. Fazer um passeio de lancha ao redor da ilha
Quem tem pouquíssimo tempo na ilha e um dinheiro extra para investir, pode optar por fazer um passeio de lancha ou barco privativo, para passar pelas principais praias e piscinas naturais, parando nas suas favoritas. Além de, claro, aproveitar a viagem de um ponto de vista completamente diferente, vendo cenários lindíssimos.
6. Subir o Mirante do Quebra Cu
Tem um pouco mais de fôlego ou quer gastar as calorias ganhas nas férias? Faça uma pequena trilha de cerca de meia hora para chegar ao Mirante do Quebra Cu – já que, dali, é comum ver pessoas descendo a encosta com pranchas de papelão. De lá de cima, no mirante, você poderá ver a vila de Boipeba e o Rio do Inferno, que separa as Ilhas de Tinharé (Morro de São Paulo) de Boipeba.
7. Observar baleias jubarte
Entre os meses de julho e novembro, dá para fazer passeios para observar baleias jubarte, que ficam por todo o litoral da Bahia. Vale a pena checar com quem promove esses passeios e os moradores da ilha sobre a frequência de baleias, já que não é garantido que você as verá no passeio.
Se você quer viver essa experiência única na Bahia, providencie com antecedência um passeio de barco com avistamento de baleias jubarte!
Não sabe o que fazer À NOITE em Boipeba? Descubra o tour do plâncton luminescente de caiaque, um passeio que marcará sua viagem.
Super dica do aluguel de carro na Bahia!
E depois de ler tudo sobre o que fazer na Ilha de Boipeba, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro na Bahia é muito mais barato do que as pessoas imaginam.
Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!
Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro das cidades, ir até as ilhas de ferry boat, explorar melhor as cidades e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro na Bahia nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato.
Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.
Dica importante sobre os passeios na Bahia
A Bahia é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada.
Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.
Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para a Bahia, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança.
Se quiser, é só entrar aqui e conferir os preços, informações e até avaliações de quem já fez os passeios da empresa. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que existem para a Praia do Espelho, Praia do Forte, Morro de São Paulo e pelo centro histórico.
Como achar ótimos hotéis por preços incríveis na Bahia?
Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na Bahia, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis na Bahia. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Ele tem todos os hotéis de Salvador, Porto Seguro, Chapada e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.
O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.
Veja mais matérias imperdíveis da Bahia:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
O que fazer em Porto Seguro: dicas dos melhores passeios para fazer na cidade
Como ir de Porto para Caraíva: todas as formas de fazer o trajeto
Como ir de Salvador para Praia do Forte: todas as formas de fazer o trajeto