Saiba tudo sobre o clima e temperatura em Boipeba, de acordo com cada estação, e se planeje para aproveitar ao máximo essa ilha incrível da Bahia!
- E se você está planejando viajar para a Bahia, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem à Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
Como é o clima de Boipeba?
O clima de Boipeba é BEM tropical, típico de regiões praianas do nordeste brasileiro. Ou seja, é quente e agradável durante praticamente o ano todo, para você aproveitar! As temperaturas médias aqui ficam entre 23ºC e 30ºC, e o frio é algo que você definitivamente não encontrará por lá. O que mais varia ao longo do ano são as chuvas, que podem ser maiores nos meses de outono e inverno.
1. Verão em Boipeba – de 21 de dezembro a 21 de março
O verão é a época mais cheia de turistas em Boipeba, e com temperaturas altas e dias ensolarados que podem atingir médias de 25ºC a 31ºC. Não é incomum que a sensação térmica aqui ultrapasse os 35ºC em dias mais quentes!
Por outro lado, essa é a estação com menos chuvas, especialmente em janeiro e fevereiro, o que garante que suas férias sejam repletas de sol! Dezembro e março podem apresentar algumas pancadas de chuva, mas geralmente são rápidas e até refrescantes para nós.
- Mesmo que você veja previsão de chuva no verão, não desanime! Na semana da nossa viagem a previsão era de 90% de chuva em todos os dias, e a verdade é que não choveu em nenhum deles –apenas pegamos alguns dias mais nublados e uma noite de chuva, ou seja, nada que realmente atrapalhasse a viagem!
O que levar na mala? Roupas leves, biquínis, sungas, chinelos, chapéus e, claro, muito protetor solar! Uma garrafa d’água para hidratação é indispensável.
O que aproveitar? Os dias de verão em Boipeba são perfeitos para explorar as praias paradisíacas, como Moreré e Cueira. Também vale aproveitar passeios de barco, mergulho em piscinas naturais e provar frutos do mar fresquinhos nessa época do ano!
- Dica para o fim da tarde: depois de um dia de praia, aproveite para fazer um Tour de caiaque ou de paddle surf ao entardecer nos manguezais da ilha! Para a noite, tem um passeio ainda mais legal: o Tour do plâncton luminescente de caiaque!
2. Inverno em Boipeba – de 21 de junho a 23 de setembro
O inverno em Boipeba é bem diferente do que muitos imaginam. A temperatura mínima raramente fica abaixo dos 21ºC, e as máximas chegam a 27ºC. No entanto, essa é a época mais chuvosa, com precipitações mais frequentes, especialmente em julho e agosto. Apesar disso, o sol também aparece, e os dias alternam entre momentos ensolarados e períodos nublados! Ou seja, dá para aproveitar!
O que levar na mala? Leve roupas confortáveis e frescas, mas inclua também uma capa de chuva ou guarda-chuva, além de calçados resistentes à água. Não se esqueça de uma blusa leve para o caso de noites mais frescas.
O que aproveitar? Mesmo no inverno, dá para curtir as praias, principalmente pela manhã, quando o tempo costuma estar mais firme. Se a chuva aparecer, aproveite para explorar a vila, conhecer o artesanato local, provar as moquecas e relaxar no conforto da sua hospedagem.
3. Primavera (de 23 de setembro a 21 de dezembro) e outono (de 21 de março a 21 de junho) em Boipeba
Na primavera e no outono, o clima em Boipeba é um equilíbrio perfeito entre os meses mais secos e os mais chuvosos. As temperaturas ficam na média dos 25ºC a 28ºC, e há uma menor probabilidade de chuvas prolongadas. São as estações ideais para quem busca tranquilidade, já que o fluxo de turistas é menor e os preços de hospedagem e passeios podem ser BEM mais acessíveis –especialmente em pousadas e hotéis mais visados.
O que levar na mala? Além de roupas leves, inclua um casaco leve para eventuais ventos mais frescos e um calçado confortável para explorar trilhas e caminhadas.
O que aproveitar? Esses períodos oferecem ótimas condições para fazer passeios de barco, caminhar pelas trilhas que levam às praias mais isoladas e conhecer o manguezal. O clima ameno também favorece o descanso, com menos calor intenso.
Já sonhou em ver baleias de perto? Em Boipeba há um passeio que te permite fazer o avistamento de baleias jubarte nessa época! É algo bem legal e diferente de outras propostas.
Dicas importantes para sua viagem à Bahia
CARRO: agora que já leu tudo sobre o clima e temperatura em Boipeba na Bahia, temos uma boa dica de transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro na Bahia é muito mais barato do que as pessoas imaginam. Como o transporte público da cidade não chega a várias praias e pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo mais barato. Veja todas as dicas de como alugar de carro na Bahia e conseguir economizar!
PASSEIOS: também vale pontuar que a Bahia é cheia de passeios, e os melhores deles exigem algum planejamento. A nossa dica é reservar todos os passeios e ingressos antes, pela internet, para garantir um serviço de confiança e credenciado. Para a Bahia, em especial, indicamos este Site de ingressos, em que você pode conferir preços, informações e até avaliações antes de reservar. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours para a Praia do Espelho, Praia do Forte e Morro de São Paulo.
HOSPEDAGEM: uma boa dica para encontrar o hotel ideal na Bahia, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis na Bahia. É o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, com preços imbatíveis, de confiança e segurança. O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis, então dá para reservar e garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se mudar de ideia, cancelar.
Veja mais matérias imperdíveis da Bahia:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
O que fazer em Porto Seguro: dicas dos melhores passeios para fazer na cidade
Como ir de Porto para Caraíva: todas as formas de fazer o trajeto
Como ir de Salvador para Praia do Forte: todas as formas de fazer o trajeto