
Vai para Morro de São Paulo e quer descobrir onde comer, nos melhores restaurantes? Confira as nossas dicas, de quem já fez dezenas de refeições por lá!
- E se você está planejando viajar para a Bahia, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem a Salvador da Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
Antes de mais nada: O que comer em Morro de São Paulo?
Não deixe de provar os pratos à base de frutos do mar! Prove o peixe grelhado, camarões e lagostas, geralmente servidos com acompanhamentos como arroz, farofa e salada. E a tradicional moqueca baiana, preparada com peixe ou camarão, dendê, leite de coco e uma mistura de temperos locais!
Além da culinária local, Morro de São Paulo oferece uma variedade de opções internacionais, incluindo pizzarias, restaurantes italianos, japoneses e mediterrâneos. Há também opções para vegetarianos e veganos.
Horários: os restaurantes em Morro de São Paulo geralmente seguem os horários tradicionais das refeições. O almoço é servido entre 12h e 15h, e o jantar a partir das 19h.
- Durante a alta temporada, é recomendável fazer reservas nos restaurantes mais populares para garantir uma mesa.
1. Toca do Morcego – Chill Out Bar & Dance Club
Este lounge ao ar livre com vista panorâmica do mar (e do pôr do sol!) serve drinks, entradas e pratos típicos da região, muitas vezes com música ao vivo! À noite, o ambiente fica especialmente animado, e há quem se levante para dançar com os pés na areia da Gamboa!

2. Papoula Culinária Artesanal
Um dos restaurantes mais bem avaliados da ilha, o Papoula Culinária Artesanal tem um ambiente simples, com mesas e cadeiras de plástico, mas impressiona pela comida. Conforme o nome diz, o restaurante serve comidas caseiras, artesanais, muito bem apreentadas. São carnes, peixes, massas, frutos do mar e vegetais variados servidos para brunch, almoço ou jantar. E, ainda por cima, fica lozalidado em frente à escadaria do teatro – uma localização super central. Imperdível!
- Horário de funcionamento: funciona de segunda a sábado, das 12h às 23h.

3. Bossa Nova Bistrô
Refinado, com música ao vivo em noites selecionadas e vista para o mar, o Bossa Nova é um dos restaurantes prediletos de quem vai a Morro de São Paulo. Ele serve café, almoço e jantar todos os dias, com pratos de culinária internacional e brasileira – massas com camarão, polvo, peixes, dadinhos de tapioca e muito mais!
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 22h.

4. Restaurante Canoa
O Restaurante Canoa é uma boa opção para quem está perto da Praia Terceira (uma das cinco praias de Morro de São Paulo), já que fica bem ao pé do mar desta praia! Aqui você também encontrará peixes, massas e frutos do mar frescos, bem como entradas e sobremesas deliciosas! O atendimento também é especial.
- Endereço: Rua da Terceira Praia s/n.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 22h.

5. Restaurante Minha Louca Paixão
Da mesma forma que a opção anterior, esse restautante fica com os pés na areia da Praia Terceira – são, de certa forma, concorrentes, mas garantimos que valem a pena! Este aqui faz parte da pousada de mesmo nome, mas é aberto para o público geral. Tem um ambiente lindo, limpo e super aconchegante, e serve almoços deliciosos, com muitas opções de pratos deliciosos e um atendimento de qualidade. O forte tamb~em são os peixes e frutos do mar, com destaque para o moqueca e o polvo da casa. Para muitos, este é considerado o melhor restaurante de Morro de São Paulo!
- Endereço: Terceira Praia, s/n.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 22h30.

Dicas importantes para sua viagem a Salvador
CARRO: agora que já leu tudo sobre onde comer em Morro de São Paulo, temos uma boa dica de transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro na Bahia é muito mais barato do que as pessoas imaginam. Como o transporte público da cidade não chega a várias praias e pontos turísticos (nem à Praia do Forte), você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo mais barato. Veja todas as dicas de como aluguel de carro em Salvador e conseguir economizar!
PASSEIOS: vale pontuar que Salvador é cheia de passeios, e os melhores deles exigem algum planejamento. A nossa dica é reservar todos os passeios e ingressos antes, pela internet, para garantir um serviço de confiança e credenciado. Para a Bahia, em especial, indicamos este Site de ingressos, em que você pode conferir preços, informações e até avaliações antes de reservar. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours para a Praia do Forte e Morro de São Paulo, e pelo centro histórico.
HOSPEDAGEM: uma boa dica para encontrar o hotel ideal em Salvador, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis em Salvador. É o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, com preços imbatíveis, de confiança e segurança. O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis, então dá para reservar e garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se mudar de ideia, cancelar.
Dentro dele, nós fizemos um mapa personalizado bem legal que indica os melhores hotéis para se hospedar dentro da região que consideramos a melhor da cidade. É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem. Indicamos especialmente esses dois, que há ficamos:
- Hotel elegante e com toda a comodidade: um hotel mais luxuoso, com spa, piscina e vista para a praia. É o favorito dos casais e turistas estrangeiros.
- Hotel com preço ótimo e de frente para a praia: uma hospedagem a preço baixo, em quartos lindos, e com café da manhã baiano!

Veja mais matérias imperdíveis de Salvador:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
Quanto custa viajar para Salvador: todos os gastos para você calcular sua viagem
Onde ficar em Salvador: os melhores bairros e regiões para se hospedar na cidade