Saiba onde ficar hospedado durante sua viagem para a Chapada Diamantina, e tire suas dúvidas sobre as melhores regiões “bases” do parque na Bahia:
E se você está planejando viajar para a Bahia, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem à Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
Afinal, qual a melhor região para se hospedar?
A Chapada Diamantina é uma região de 38 mil km², com muitas opções de bases para se hospedar. Mas, sem dúvidas, a principal dela é Lençóis, área onde você encontrará o maior número de pousadas, restaurantes, agências etc.
Sem dúvidas, Lençóis tem a melhor infraestrutura tuística, além de ter casarões históricos, ruas de pedras e uma atmosfera muito charmosa – até baladas e vida noturna tem! Não à toa, Lençóis é considerada a “capital” da Chapada, e fica localizada mais ao norte, perto do Aeroporto Horácio de Matos, e tem fácil conexão com pontos como a Cachoeira da Fumaça, o Poço Encantado, o Poço Azul etc.
Se você quiser ver exatamente onde é essa região, veja nesse mapa personalizado que indica os melhores hotéis para se hospedar dentro de Lençóis, com os preços mais variados! É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.
Outros vilarejos e áreas para se hospedar:
Vale do Capão (Caeté-Açu): é a segunda base principal, a noroeste do Parque Nacional, e com uma atmosfera mais alternativa, com foco na natureza e mais místico. Também tem uma boa variedade de pousadas e tratamentos alternativos, além de uma rua principal de comércio.
Mucugê: uma área bem pequena, mas com casarões coloridos e antigos, e um estilo de clima de interior. Fica pertinho da Cachoeira do Buracão e das trilhas para a Cachoeira de Três Barras e a Cachoeira dos Funis.
Igatu (Andaraí): esta é uma área ainda menos explorada, por isso mais exótica e com bem menos estrutura. No entanto, há um espaço chamado Galeria Arte e Memória, com obras de artistas locais, bem interessante. É uma região muito procurada por quem gosta de escalar no esstilo “boulder”.
Vale do Pati: essa região é bem turística, mas não tem pousadas ou hotéis – por isso, muitos moradores acolhem os turistas mais aventureiros.
Como achar ótimos hotéis por preços incríveis na Chapada Diamantina?
Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis na Chapada Diamantina. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança.
Ele tem todos os hotéis da Chapada, da Bahia e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.
O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.
Super dica do aluguel de carro na Bahia!
E depois de ler tudo sobre onde ficar hospedado na Chapada Diamantina, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro na Bahia é muito mais barato do que as pessoas imaginam.
Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!
Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro das cidades, ir até as ilhas de ferry boat, explorar melhor as cidades e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro na Bahia nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato.
Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.
Dica importante sobre os passeios na Bahia
A Bahia é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada.
Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.
Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para a Bahia, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança.
Se quiser, é só entrar aqui e conferir os preços, informações e até avaliações de quem já fez os passeios da empresa. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que existem para a Praia do Espelho, Praia do Forte, Morro de São Paulo e pelo centro histórico.
Veja mais matérias imperdíveis da Bahia:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
O que fazer em Porto Seguro: dicas dos melhores passeios para fazer na cidade
Como ir de Porto para Caraíva: todas as formas de fazer o trajeto
Como ir de Salvador para Praia do Forte: todas as formas de fazer o trajeto