Cidades Históricas da Bahia: Roteiro pelo Recôncavo Baiano

Cidades Históricas da Bahia: Roteiro pelo Recôncavo Baiano

Descubra quais cidades históricas visitar na Bahia através desse guia com um roteiro pelo Recôncavo Baiano!

  • E se você está planejando viajar para a Bahia, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem à Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!

Como planejar sua viagem pelo Recôncavo Baiano

Antes de mais nada, vale explicar que o Recôncavo Baiano é a região em torno da Baía de Todos-os-Santos, que inclui cidades do litoral e interior, e que tem forte presença da cultura afro-brasileira. Vamos citar abaixo as principais cidades históricas de cada uma dessas áreas para que você possa adaptar o roteiro pelo recôncavo baiano de acordo com suas prioridades:

  • Cidades mais procuradas no interior: Cachoeira, Saubara, São Félix, Nazaré das Farinhas, Maragogipinho, Jaguaripe (mas todas com praias, por conta da proximidade com mar e seus rios).
  • Cidades mais procuradas no litoral: São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Maragogipe, Salinas da Margarida
Mapa do Recôncavo Baiano

Como conhecer o Recôncavo Baiano?

Para viajar por entre essas cidades, a melhor forma é alugar um carro. Ele é a opção mais confortável e, diferente do que muita gente pensa, não sai tão caro.

Se quiser verificar preços e até já reservar o seu carro, conferir preços, indicamos aqui os dois comparadores de preços que costumamos usar, que fazem um levantamento em todas as principais locadoras de carro e encontram todos os modelos e preços disponíveis do mercado:

Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.

Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.

1 – Cachoeira

É a cidade queridinha dessa lista! Considerada Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN, ela tem um centro histórico colonial super preservado, além de pontos de interesse como a Ponte Dom Pedro II, que liga Cachoeira a São Félix, e o Museu Hansen Bahia.

Vale a pena visitar especialmente em agosto, quando há a Festa da Irmandade da Boa Morte, uma das celebrações afro-brasileiras mais famosas do Brasil.

Cachoeira, Bahia

2 – São Félix

Pertinho de Cachoeira, mas do outro lado do rio Paraguaçu (aliás, dá para ir de uma a outra andando pela ponte!), ela conta com ruas lindas e atrações como a Casa da Cultura de São Félix e a Fábrica de Charutos Dannemann, com charutos baianos.

São Félix, Bahia

3 – São Francisco do Conde

Pouca gente inclui São Francisco do Conde no roteiro, mas quem vai, se encanta! Com uma arquitetura colonial preservada, ela tem igrejas barrocas impressionantes, como a Igreja de São Francisco de Assis e a de Nossa Senhora do Rosário.

Há ainda ruínas de engenhos e casarões, do auge do ciclo do açúcar, e a atmosfera quase mística.

Um dos diferenciais de São Francisco do Conde são as comunidades quilombolas, que mantêm viva a cultura afro-brasileira através da culinária, do samba de roda e das tradições religiosas. Se tiver a sorte de ir durante alguma festa tradicional, como o Bembé do Mercado, em maio (em cidades próximas), será ainda melhor!

 São Francisco do Conde, Bahia

4 – Saubara

Manguezais, rios, mar calmo e uma comunidade que vive do que o mar oferece! Saubara é o ponto de partida para conhecer Bom Jesus dos Pobres e Cabuçu, duas praias tranquilas e com clima de vila de pescadores! Não precisamos dizer que, para comer um bom peixe fresco, não faltam opções.

Se você curte festas populares, coloque no radar o São João de Cabuçu, que atrai visitantes da região com forró pé de serra, barracas de comidas típicas e aquele cheirinho irresistível de milho assado! Fora da alta temporada, é o silêncio que reina aqui.

Saubara, Bahia

5 – Santo Amaro

Sabia que foi aqui que Caetano Veloso e Maria Bethânia nasceram? Em Santo Amaro, a cultura afro-brasileira pulsa forte!

Vale conhecer a Praça da Purificação, com sua igreja e o casario colonial ao redor, e sua feira livre durante a semana, com acarajés! É normal ainda ver rodas de samba de raiz ou ensaios de blocos afro pela tarde.

Uma festa importante aqui é a Festa de Nossa Senhora da Purificação (em fevereiro), que mistura o catolicismo com o candomblé e lota a cidade com fiéis.

6 – Maragogipe

O cenário já impressiona logo na chegada: o Rio Paraguaçu abraça a cidade, com manguezais e barcos de madeira. A cidade é famosa por seu Carnaval de máscaras –não é aquele agito das grandes cidades, mas sim uma festa cultural com marchinhas e fantasias à moda antiga.

Vale passear de barco pelo rio e explorar as comunidades ribeirinhas, além do casario colonial. A cerâmica local também é linda e cheia de identidade!

Maragogipe, Bahia

7 – Santo Antônio de Jesus

Mais moderna, cheia de lojas, bancos, bares e vida noturna, a cidade tem seu charme e é uma ótima base pra explorar o Recôncavo.

Aproveite principalmente suas festas de São João, entre junho e julho: o São João de Santo Antônio de Jesus é considerado um dos maiores do interior baiano, com shows de forró, quadrilhas, comidas típicas e uma estrutura que atrai turistas do estado!!

Ao redor, vale conhecer as regiões de Nazaré (uma das cidades mais antigas de toda a Bahia), Muniz Ferreira, Dom Macedo Costa e até mesmo seguir para a zona rural, onde há pousadas tranquilas e turismo de base comunitária.

Santo Antônio de Jesus, Bahia

Quantos dias ficar em cada cidade?

  • Um único dia é suficiente para conhecer cada cidade dessa lista. Caso tenha menos tempo, dá para fazer um roteiro de 5 dias, unindo Santo Amaro e São Félix em um dia e Cachoeira e Maragogipe em outro.

Dicas importantes para sua viagem à Bahia

CARRO: agora que já leu tudo sobre as cidades históricas da Bahia e o roteiro pelo Recôncavo Baiano, temos uma boa dica de transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro na Bahia é muito mais barato do que as pessoas imaginam. Como o transporte público da cidade não chega a várias praias e pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo mais barato. Veja todas as dicas de como alugar de carro na Bahia e conseguir economizar!

PASSEIOS: também vale pontuar que a Bahia é cheia de passeios, e os melhores deles exigem algum planejamento. A nossa dica é reservar todos os passeios e ingressos antes, pela internet, para garantir um serviço de confiança e credenciado. Para a Bahia, em especial, indicamos este Site de ingressos, em que você pode conferir preços, informações e até avaliações antes de reservar. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours para a Praia do Espelho, Praia do Forte e Morro de São Paulo.

HOSPEDAGEM: uma boa dica para encontrar o hotel ideal na Bahia, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis na Bahia. É o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, com preços imbatíveis, de confiança e segurança. O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis, então dá para reservar e garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se mudar de ideia, cancelar.

Aluguel de carro na Bahia

Veja mais matérias imperdíveis da Bahia:

O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
O que fazer em Porto Seguro: dicas dos melhores passeios para fazer na cidade
Como ir de Porto para Caraíva:
todas as formas de fazer o trajeto
Como ir de Salvador para Praia do Forte:
todas as formas de fazer o trajeto