Conheça todas as principais dicas para ajudá-lo a organizar sua viagem a Porto Seguro, na Bahia. São dicas sobre hospedagem, passagens aéreas, passeios, compras, pontos turísticos, vida noturna e tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem:
E se você está planejando viajar para essa cidade, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem a Porto Seguro na Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
1. Dicas de quando viajar para Porto Seguro
Porto Seguro tem um clima agradável para ser visitada em qualquer estação. Nunca está realmente muito frio por lá, e a temperatura não varia muito ao longo do ano!
O que você deverá prestar mais atenção é na época de chuva, no meio do ano, que costuma ser mais nubladas e pode atrapalhar algum passeio; e à época das viagens escolares, que costuma ocorrer no fim de dezembro e começo de janeiro, ou na “semana do saco cheio” (no meio de outubro), e é quando há mais jovens e festas na cidade.
Nós recomendamos que, se puder, viaje na época da seca (que vai da segunda quinzena de agosto até a segunda dezena de março) desconsiderando outubro. É quando está mais quente. Nela, você dificilmente perderá algum dia de viagem por uma chuva ou tempo nublado, nem terá tanta procura pela cidade.
Quando é alta temporada?
A alta temporada de Porto Seguro ocorre durante o verão. De forma geral, a cidade fica cheia nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro (até o fim do Carnaval). Durante esse período, as passagens aéreas e hotéis ficam bem mais caros, e há muito mais turismo na cidade – portanto, os passeios, atrações e pontos turísticos ficam mais cheios.
O mesmo ocorre nos feriados prolongados ao longo do ano, como a Páscoa. Mas, de forma geral, essa época de fim/começo de ano é a pior. Se quiser visitar os pontos turísticos de Porto Seguro de forma mais tranquila e não gastar tanto, tente viajar em meses de média e baixa temporada (fugindo dos feriados, é claro!), que são as que falaremos abaixo.
Eventos e feriados da alta temporada:
- 01/01: Ano Novo (feriado)
- Fevereiro:
– Carnaval (data móvel)
– 02/02: Dia de Iemanjá. Ocorre uma grande festa por toda a cidade, e especialmente nas praias de Porto Seguro, mas não é feriado (embora atraia muitos turistas) - 25/12: Natal (feriado)
Quando é baixa temporada?
Por se tratar de uma cidade turística e do nordeste, onde sempre é quente, dificilmente Porto Seguro estará completamente vazia em algum mês. O seu período de baixa temporada ocorre no inverno (fim de junho até o fim de setembro), enquanto o de média temporada acontece no outono e primavera (de meados de março até o fim de junho/do fim de setembro até meados de novembro).
Nessas estações, as temperaturas continuam agradáveis para passear, mas há menos gente na cidade (com exceção dos feriados). Como já dissemos, é um bom período para viajar, mas fique atento às chuvas, que costumam aparecer especialmente entre abril e junho.
Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:
- Março/Abril: Sexta-feira Santa (feriado com data móvel)
- 21/04: Dia de Tiradentes (feriado)
- 01/05: Dia do Trabalho (feriado)
- Junho:
– São João (feriado com data móvel); são vários dias em que as ruas são enfeitadas para receber barracas de comidas típicas, quadrilha e muitos shows de forró.
– Corpus Christi (feriado com data móvel; ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade) - 02/07: Independência da Bahia (feriado estadual)
- 07/09: Independência do Brasil (feriado)
- 12/10: Nossa Senhora Aparecida (feriado)
- 02/11: Dia de Finados (feriado)
- 15/11: Proclamação da República (feriado)
- 08/12: Dia de Nossa Senhora da Conceição (feriado)
2. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para Porto Seguro
A passagem é, de fato, o item mais caro da viagem, mas é possível economixar vários reais seguindo algumas dicas. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para a Bahia. Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e já mostra todas as opções disponíveis.
Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens. Só de utilizá-lo, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.
A principal dica é pesquisar sempre nos meses de baixa temporada. Outra dica é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos de quinta, sexta e principalmente os de sábado e domingo costumam ser mais caros. Geralmente, as passagens aéreas noturnas são as mais caras e os voos à tarde são mais baratos.
3. Dicas para a hospedagem em Porto Seguro: como escolher onde ficar
De antemão, é bom saber que as melhores regiões para se hospedar em Porto Seguro são:
- Orla Norte: é a região mais badalada de Porto Seguro. Isso acontece especialmente por causa da Avenida Beira-Mar, que é onde estão as procuradíssimas barracas de praia Axé Moi, Tôa-Tôa e Barramares. É aqui que ficam os maiores hotéis e resorts all-inclusive.
- Centro: é a região mais barata para se hospedar em Porto Seguro. Ele tem hotéis e pousadas que atendem ao público geral, e o ponto positivo é que abriga o agito noturno da cidade (como a Passarela do Álcool) e a parte histórica, além de ter bons restaurantes e bares a preços ótimos nas redondezas.
- Arraial d’Ajuda: é um distrito de Porto Seguro, acessado com uma viagem de 10 minutos de balsa. Muita gente prefere se hospedar aqui do que no centro de Porto Seguro, já que tem ruas mais preservadas, boa infraestrutura local e praias mais bonitas. Para nós, é a segunda MELHOR opção de onde ficar em Porto Seguro na Bahia.
- Trancoso: um vilarejo no alto de uma falésia, com vista para praias. Se escolher ficar por aqui, escolha a região do Quadrado, onde a oferta de hotéis e pousadas é melhor. A vila é muito linda e imperdível, mas ao se hospedar nela, você fica bastante afastado dos demais passeios de Porto Seguro, e pode custar a chegar aos lugares.
- Caraíva: um dos novos destinos queridinhos dos turistas, Caraíva é acessada por estradas de terra, com pouca iluminação noturna e com entrada proibida para carros. É uma boa opção para viajantes mais aventureiros, e oferece uma oferta muito boa de hotéis e pousadas maravilhosas, com bom preço.
– Encontre o hotel que quiser por mais barato!
Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem é usar esse Pesquisador de Hotéis em Porto Seguro. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Porto Seguro, Bahia e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis.
Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito, principalmente na região do centro, que é o melhor lugar para ficar e tem ótimas opções boas e baratas nesse site. E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um.
Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço.
4. Dicas para se locomover em Porto Seguro
Uma vez em Porto Seguro, como andar pela cidade? Com diversos pontos turísticos, restaurantes, bares e museus, é importante saber qual a melhor forma de se locomover para conhecer todos eles, passear com tranquilidade e evitar desconfortos:
– Andar de carro em Porto Seguro
Como sempre dizemos aqui no blog, a forma mais econômica para andar por Porto Seguro é o carro. É claro que dá para andar pela cidade de táxi ou até ônibus, mas nós sempre achamos mais barato andar com um carro, já que Porto Seguro tem muitos pontos turísticos afastados uns dos outros, e muitos passeios bem legais que são bem distantes do centro (como Arraial d’Ajuda e outras praias do sul).
O aluguel de carro em Porto Seguro e no nordeste, de forma geral, é muito mais barato do que as pessoas imaginam. Como o transporte público da cidade não atende aos principais pontos, dentre outras questões, você acaba ficando refém dos táxis, que NÃO usam taxímetro – e, se for fazer as contas dos gastos com esse transporte, o carro acaba sendo o meio que mais vale a pena.
Arraial d’Ajuda, por exemplo, fica a 40 minutos de carro do centro de Porto Seguro. Só de táxi você gastará quase R$ 100 para ir e R$ 100 para voltar, que já é mais ou menos o valor de metade do aluguel de carro. E se você somar esse valor com o do translado para o aeroporto, já acaba dando o valor do aluguel do carro, que você pode usar em toda a viagem, para ir a outras praias e pontos turísticos.
Se você quiser alugar um carro, recomendamos que o faça com a maior antecedência possível, para pagar um valor menor, e utilize um comparador de preços, que faz um levantamento em todas as principais locadoras de carro, e encontram todos os modelos e preços disponíveis do mercado. Nós costumamos usar dois comparadores que são os melhores:
- Comparador de aluguel de carros brasileiro: Maior comparador do Brasil, parcela em até 12 vezes, não tem IOF e o pagamento é feito em reais.
- Comparador de aluguel de carros internacional: Maior comparador do mundo, tem mais empresas na sua busca, encontra preços imbatíveis e promoções incríveis.
– Andar de táxi/uber em Porto Seguro
Também é possível andar em Porto Seguro de táxi, ou ainda de uber. Há pontos de táxi em várias regiões mais turísticas da cidade, e também dá para reservar um com as agências que tem guichês dentro do aeroporto. Já os ubers costumam atender todas as regiões turísticas da cidade.
O táxi de Porto Seguro já tem a fama de ser caro, e nós atestamos! Eles rodam com taxímetro, e você gastará em torno de R$ 35/40 para ir e R$ 35/40 para voltar do aeroporto ao centro, que já é mais ou menos o valor de metade do aluguel de carro. Para ir à praia de Trancoso, Caraíva OU Arraial d’Ajuda custa cerca de R$ 400 por trecho, e é por isso que nós já preferimos alugar um carro desde o aeroporto, para economizar (mesmo que poucos reais) desde o início da viagem.
Também existem muitos Ubers em Porto Seguro, e os valores são mais baixos mesmo do que os táxis. É ótimo para quem vai ficar só pelo centro da cidade e praias da região. Do contrário, se for para Arraial, Trancoso e regiões mais afastadas, recomendamos o aluguel de carro mesmo. Desta forma, você já sabe o valor de tudo e tem mais liberdade para lidar com imprevistos.
– Andar de transporte público em Porto Seguro
Deixamos essa opção de como andar em Porto Seguro no final porque, de fato, não recomendamos muito ela. A razão principal é porque o transporte público de Porto Seguro ainda está em seus estágios iniciais e não atende grande parte da cidade – e muito provavelmente as áreas para onde você vai.
A linha de ônibus, por sua vez, costuma estar sempre cheia, sem ar condicionado, e com pouco conforto para você levar malas. Se você quiser seguir por essa opção, terá que se deslocar um pouquinho, já que as paradas quase sempre não estão nos locais mais práticos. O preço, por outro lado, é baixo – o ônibus custa R$ 3,25 por pessoa. Mas, realmente, quase ninguém usa essa opção por lá.
– Andar de transfer em Porto Seguro
Uma alternativa aos táxis e carros são os transfers, um serviço que você contrata antes, via internet, e geralmente quando está em família, em que o número de pessoas que viajam é maior. Eles costumam ir para os principais pontos turísticos e fazer excursões cujo valor pode inclusive sair mais barato se dividido em mais viajantes.
É um meio de transporte interessante também, e garante a segurança, além de ter preço fechado anteriormente pela empresa. É ótimo para quem não gosta de dirigir, mas ainda assim quer economizar. Para saber mais sobre os passeios de transfer, clique aqui.
5. Dicas do que conhecer em Porto Seguro
Porto Seguro tem MUITOS pontos turísticos, mas citamos aqui aqueles que, na nossa opinião, não podem ficar de fora de nenhum roteiro:
- Relaxar em praias incríveis, como a de Taperapuã, Mutá, Mundaí, Coroa Vermelha, Ponta Grande e a famosa Praia do Espelho.
- Passear pelo centro histórico de Porto Seguro: conhecer o Farol de Porto Seguro (com 12 metros de altura, e onde os turistas amarram as suas fitinhas do Senhor do Bonfim), a Igreja de São Benedito, a Paróquia de Nossa Senhora da Pena, o Museu do Descobrimento e o Marco Zero do Descobrimento (datado de 1503, ele registra a chegada das navegações portuguesas ao Brasil).
- Beber na passarela do álcool (ou Passarela do Descobrimento)
- Curtir Arraial d’Ajuda
- Viajar até Trancoso
- Interagir com índios na Reserva da Jaqueira
- Se deslumbrar com o Parque Marinho de Recife de Fora
- Fazer um bate e volta para Caraíva
6. Dicas de ingressos para passeios em Porto Seguro
Para evitar dores de cabeça e fazer tudo bem planejado, nós nunca indicamos que você deixe para comprar seus ingressos para atrações e passeios de última hora. Você corre o risco de pagar mais caro e, pior, dos ingressos estarem esgotados. Como a cidade é super turística, não é difícil que eles se esgotem meses antes!
Pesquisando sobre o assunto, encontramos um site para a venda de ingressos da Bahia super confiável e que vende ingressos para Porto Seguro de uma maneira fácil e intuitiva! Se quiser conferir, veja por si mesmo esse site de ingressos e tire todas as suas dúvidas!
7. Dicas do que fazer à noite em Porto Seguro
A melhor opção para curtir a noite em Porto Seguro é ir para o centro da cidade. É lá que está a Passarela do Álcool, cheia de barracas vendendo bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, e artesanato.
Depois de passear por lá, as pessoas costumam ir para um dos vários luais ou festas de praia. Neste caso, uma das mais famosas é o luau do Axé Moi, especialmente o que acontece nas segundas-feiras. Às terças, a melhor indicação é a barraca do Tôa Tôa, e às quartas no Barramares.
8. Dicas de compras em Porto Seguro
Evite locais muito turísticos: nem todo mundo gosta de fazer compras durante a viagem, mas como Porto Seguro tem muitos itens específicos da cultura local, pode ser interessante procurá-los. De forma geral, para economizar, evite comprar em locais muito turísticos, como nas barracas de praia mais famosas. Prefira as lojinhas menores do centro turístico, ou até as barracas de Trancoso, que estão mais afastadas.
Não gaste com o que você já tem: para não precisar gastar dinheiro desnecessariamente por lá, confira duas vezes se colocou na mala roupas de banho suficiente para todos os dias da viagem, óculos de sol, protetor solar, chapéu e roupas leves.
Comprar artesanato local: o melhor lugar para isso é a Praia de Coroa Vermelha, em Cabrália. Logo antes da entrada da praia há uma feirinha que vende roupas, artesanato indígena e vários outros produtos.
Também existem alguns lugares que são referência para fazer compras em Porto Seguro. São eles:
- Rua Bróduei: um verdadeiro shopping a céu aberto onde restaurantes e lojas dividem espaço, voltando-se para todos os gostos e bolsos. É um ótimo lugar para comprar produtos típicos e lembrancinhas (souvenires), ou para comer bem sem pagar muito. A rua, em si, não é muito longa, mas vale a pena conhecê-la por seus ares antigos e construções do passado.
- Passarela do Descobrimento, ou Passarela do Álcool: é um dos lugares de compras mais sinalizados de Porto Seguro. Nela você encontrará lojas e barraquinhas com lembrancinhas, roupas, chaveiros, artigos de praia e principalmente artesanatos. E o comércio funciona até meia-noite!
- Shopping d’Ajuda: um local agradável e ao ar livre, para passear e conhecer lojinhas locais. Há poucas lojas, por isso a variedade de produtos não é muito grande, mas é um bom passeio e há até restaurante para quem desejar fazer alguma refeição. Você provavelmente passará por ele, já que fica localizado na turística Rua do Mucugê.
- Blue 22: também é uma boa opção de shopping para passear em Porto Seguro. Há lojas diversas, restaurantes gourmet, artesanatos e souvenires para levar de presente e playground para crianças. Há também salas comerciais que costumam receber alguns eventos fechados.
- Porto Plaza Shopping: é o shopping mais famoso de Porto Seguro, especialmente por sua extensão. Conta com salas de cinema, praça de alimentação ampla, boliche, área de games, estacionamento, livrarias, caixas de bancos e, claro, algumas opções de lojas – embora o foco deste shopping seja mais as áreas de lazer do que a variedade de lojas em si.
9. Dicas para economizar nos restaurantes em Porto Seguro
Porto Seguro tem restaurantes e lanchonetes para todos os bolsos, desde os mais simples com comida a quilo, até restaurantes conceituados, mais luxuosos, com ambiente e pratos refinados. Em ambos os locais você consegue provar a comida típica local, que costuma ser sempre bem servida de frutos do mar, como camarões e peixes.
E não deixe de experimentar iguarias de lá, como o açaí local, o acarajé, a moqueca, o chocolate 75% cacau, o suco de “morangola” e o drink “Capeta”! Para isso, se quiser economizar, evite os locais muito tradicionais (aqueles que já tem nomes marcados na boca da população), e prefira barracas menos movimentadas – mas, claro, com bom aspecto. Dá para comer essas iguarias em barracas de praia e no centro, por exemplo, na Passarela do Alcoól – só não compre logo na primeira barraquinha, e sempre compare os preços!
Outra dica para economizar na alimentação é tomar um café da manhã reforçado e fazer lanches ao longo do dia. Como muita gente gosta de passar parte do dia na praia, dá para fazer isso muito bem, comendo queijo coalho, milho, acarajé, açaí etc.
À noite, se ainda sentir fome, dá para fazer uma refeição maior. Existem vários restaurantes com placas na frente que servem os famosos “PFs”, pratos feitos a preços muito bons, e que te sustentarão por muitas horas. Você ainda pode comprar lanches no mercado e levar para a praia, ou comer no quarto do hotel – principalmente se for um apart-hotel.
Veja mais matérias imperdíveis de Porto Seguro:
O que fazer em Porto Seguro: dicas dos melhores passeios para fazer na cidade
Quanto custa viajar para Porto Seguro: todos os gastos para você calcular sua viagem
Onde ficar em Porto Seguro: os melhores bairros e regiões para se hospedar na cidade