Se você está se perguntando para qual ilha baiana viajar — Morro de São Paulo ou Boipeba –, temos a resposta para você. Confira um guia com as principais diferenças entre os dois destinos da Bahia:
- E se você está planejando viajar para a Bahia, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem à Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
Afinal, escolho Morro ou Boipeba?
- Tempo de transporte
Vamos por partes: Morro de São Paulo e Boipeba são ambos destinos que você acessa via barco saindo de Salvador, é verdade. Mas Boipeba exige um descolamento mais complicadinho.
Ao invés de só pegar um barco direto, como você pode fazer para ir a Morro de São Paulo, normalmente as pessoas pegam a balsa + ônibus + barco para chegar a Boipeba. É verdade que já começam a existir alguns barcos diretos, mas eles são bem mais escassos e caros. A viagem para Boipeba sempre será bem mais longa do que para Morro, dada a distância.
Isso significa que Morro de São Paulo é melhor? Não!! Só significa que, caso você tenha menos tempo de viagem disponível, talvez Boipeba não seja uma boa opção. Nesse caso, prefira Morro de São Paulo!
- Aproveite para ler nossa matéria de como chegar à Ilha de Boipeba!
- Agito X Descanso
Ambas as ilhas são ótimas para descansar! Mas como falaremos mais abaixo, Morro de São Paulo tende a ser mais agitada que Boipeba, que por sua vez, é um paraíso para quem busca o descanso absoluto, pouquíssimo barulho e luzes (especialmente à noite).
- Pouca X Muita infraestrutura
Morro de São Paulo já está mais do que acostumada a receber turistas, então conta com uma infraestrutura completa! É muito bem preparada para receber crianças, idosos etc.
Você encontrará por lá uma variedade bem maior de hospedagens, restaurantes, bares e lojas, sem dúvidas. Além de dois postinhos de saúde.
Boipeba também tem infraestrutura, mas ela é menor se comparada à sua “irmã”. Isso, claro, pode ser visto com bons olhos por alguns viajantes! Significa mais sossego e menos agito.
- Mobilidade dentro da ilha (e gastos)
Hoje em dia, já é mais possível explorar Boipeba com formas alternativas. Mas é importante notar que a ilha é mais voltada para caminhadas e trilhas (que podem ser longas) de acesso às praias.
Também existe a opção do 4X4, que é bem útil para chegar às praias mais distantes (como a de Castelhanos), mas que pode sim ser incômoda para pessoas mais velhas ou com dores nas costas.
Quem quiser desembolsar um pouco mais, pode pagar um passeio de barco de volta à ilha –aí, sim, dá para chegar às praias mais afastadas sem caminhar. Mas você fica refém de só visitar aqueles destinos com passeios pagos, no dia escolhido.
Já Morro de São Paulo permite que você faça tudo à pé. As praias ficam umas ao lado das outras, sem exigir longuíssimas caminhadas, e elas já começam partindo do centrinho de Morro, onde estão os hotéis e todo o resto da infraestrutura.
Atenção que isso significa, de certo modo, uma economia. Ponto positivo para Morro de São Paulo! Maaaas, Morro hoje cobra uma taxa de R$ 50 por pessoa, que Boipeba (ainda) não cobra. Essa taxa só é paga uma vez, e é isenta para maiores de 60 anos e crianças de até 5 anos.
Na nossa opinião, a pergunta de qual destino visitar é polêmica, pois ambas as ilhas têm o nosso coração! Em ambas, você garantirá uma viagem inesquecível, tranquila e conectada à natureza. Avalie qual tipo de viagem faz mais sentido para você –uma mais ‘roots’ ou com mais conforto– e, se puder, visite as duas com uma excursão às praias de Moreré e Cueira na Ilha de Boipeba saindo de Morro!
Dicas importantes para sua viagem à Bahia
CARRO: agora que já leu tudo sobre Morro de São Paulo e Boipeba, temos uma boa dica de transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro na Bahia é muito mais barato do que as pessoas imaginam. Como o transporte público da cidade não chega a várias praias e pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo mais barato. Veja todas as dicas de como alugar de carro na Bahia e conseguir economizar!
PASSEIOS: também vale pontuar que a Bahia é cheia de passeios, e os melhores deles exigem algum planejamento. A nossa dica é reservar todos os passeios e ingressos antes, pela internet, para garantir um serviço de confiança e credenciado. Para a Bahia, em especial, indicamos este Site de ingressos, em que você pode conferir preços, informações e até avaliações antes de reservar. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours para a Praia do Espelho, Praia do Forte e Morro de São Paulo.
HOSPEDAGEM: uma boa dica para encontrar o hotel ideal na Bahia, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis na Bahia. É o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, com preços imbatíveis, de confiança e segurança. O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis, então dá para reservar e garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se mudar de ideia, cancelar.
Veja mais matérias imperdíveis da Bahia:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
O que fazer em Porto Seguro: dicas dos melhores passeios para fazer na cidade
Como ir de Porto para Caraíva: todas as formas de fazer o trajeto
Como ir de Salvador para Praia do Forte: todas as formas de fazer o trajeto