Chapada Diamantina

O que conhecer na Chapada Diamantina

Veja aqui tudo o que há para conhecer na Chapada Diamantina e já comece a planejar sua viagem com os melhores pontos turísticos e coisas para fazer por lá:

Cachoeira Mixila na Chapada Diamantina

E se você está planejando viajar para a Bahia, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem à Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!

1. Se surpreenda com o Poço Encantado e o Poço Azul

Apesar de serem igualmente lindos, esses dois poços fazem parte de pontos diferentes da Chapada. Com águas transparentes e um tom azul lindo, os poços da Chapada Diamantina costumam ser ponto imperdível dos viajantes. Eles são famosos pelo fenômeno da luz do sol, que entra pelas frestas das grutas onde estão e atingem a água, criando um fenômeno visual.

No Poço Azul, diferente do Poço Encantado, você pode flutuar na água e o acesso é bem fácil, sem trilhas. Além disso, o poço é o maior sítio paleontológico submerso do país, tendo um fundo cheio de fósseis.

Poço Encantado na Chapada Diamantina

2. Desbrave a Gruta Lapa Doce e a Gruta da Pratinha

Essas são as duas grutas mais buscadas na região de Iraquara e em toda a Chapada Diamantina. A Lapa Doce é a terceira maior gruta do Brasil, e sua entrada é feita com guias e lanterna. Já a Pratinha que fica em uma fazenda fechada (com taxa para acesso) exige uma trilha e tem até tirolesa!

Outras grutas que você pode gostar:

  • Gruta da Fumaça (Iraquara)
  • Gruta do Lapão (via rapel)
  • As grutas do Poço Azul e Poço Encantado, que citamos acima!

Gruta Lapa Doce na Chapada Diamantina

3. Curta o visual do Morro do Pai Inácio

Não deixe de subir o Morro do Pai Inácio para ver, suspirar e fotografar a incrível vista que ele proporciona, do alto de seus mais de 1.100 metros de altitude. Vale a pena subir durante o dia, mas também perto do horário do pôr do sol – garantimos que é algo surreal, e você verá a Chapada sob outras cores. É um ponto imperdível de sua viagem, sem dúvidas!

  • Gosta de paisagens? Outro ponto interessante é o Mirante do Pati.

Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina

4. Tome o banho da Cachoeira do Buracão e da Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira do Buracão é uma das mais populares e lindas quedas d’água da Chapada, dentre as dezenas que você pode ter. Você poderá nadar dentro de um cânion para chegar a ela, o que é incrível! Já a Cachoeira da Fumaça é simplesmente uma das maiores quedas do Brasil, algo impressionante de se ver!

Cachoeira do Buracão na Chapada Diamantina

Outras cachoeiras incríveis que vale a pena visitar são:

  • Cachoeira do Sossego (tem uma trilha linda, de 14 km ida e volta e um pouco desafiadoraf, mas com vales, cânions e árvores enormes, além da queda d’água de 20 metros que termina em uma piscina natural)
  • Poço do Diabo
  • Cachoeira do Riachinho (baixa, mas muito charmosa)
  • Cachoeira do Pai Inácio
  • Cachoeira do Mosquito

5. Não se esqueça das cidades

A Chapada Diamantina é composta por algumas cidades, sendo Lençóis a princial base. Mas também vale a pena conhecer Mucugê, Vale do Capão e Igatú (a mais rústica e charmosa, na nossa opinião, por estar escondida entre as montanha, com construções feitas de pedra e várias ruínas), cada uma com suas próprias atrações turísticas. Vale a pena, ao menos, passar por cada uma delas, mesmo que você não pretenda dormir. Aproveite para provar a culinária regional! Há desde moquecas maravilhosas à carne de sol.

Cidade de Igatú, na Chapada Diamantina

6. Faça muitas trilhas

A Chapada Diamantina é quase um sinônimo de trilhas e trekkings. E há opções com diferentes dificuldades e períodos! Confira algumas das principais:

  • Cachoeira do Mosquito (fácil)
  • Ribeirão do Meio (fácil)
  • Poço do Diabo (fácil)
  • Parque da Muritiba (fácil)
  • Cachoeira do Sossego (médio)
  • Cachoeira da Fumaça (médio)
  • Cachoeira do Buracão (médio)
  • Cachoeira da Fumacinha (avançado)
  • Cachoeira do Mixila (avançado)
  • Cachoeira da Fumaça (avançado)

Trilha para a Cachoeira da Fumaça

7. Faça um tour por Sítios Arqueológicos

Há algumas áreas na Chapada Diamantina que preservam pinturas rupestres de muitos anos atrás. Eles guardam a cultura e herança dos antigos habitantes dessa região. Você os encontra na Serra das Paridas, em Palmeiras, Jacobina, Ibicoara e no Morro do Chapéu (que tem mais de 200 sítios arqueológicos!).

Sítio Arqueológico na Chapada Diamantina

Super dica do aluguel de carro na Bahia!

E depois de ler tudo sobre o que conhecer na Chapada Diamantina, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro na Bahia é muito mais barato do que as pessoas imaginam.

Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!

Aluguel de carro na Bahia

Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro das cidades, ir até as ilhas de ferry boat, explorar melhor as cidades e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro na Bahia nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato.

Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.

Dica importante sobre os passeios na Bahia

A Bahia é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada.

Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.

Passeio para Morro de São Paulo

Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para a Bahia, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança.

Se quiser, é só entrar aqui e conferir os preços, informações e até avaliações de quem já fez os passeios da empresa. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que existem para a Praia do Espelho, Praia do Forte, Morro de São Paulo e pelo centro histórico.

Como achar ótimos hotéis por preços incríveis na Bahia?

Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na Bahia, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis na Bahia. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Ele tem todos os hotéis de Salvador, Porto Seguro, Chapada e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.

Piscina de hotel de luxo em Salvador

O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.

Veja mais matérias imperdíveis da Bahia:

O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
O que fazer em Porto Seguro: dicas dos melhores passeios para fazer na cidade
Como ir de Porto para Caraíva:
todas as formas de fazer o trajeto
Como ir de Salvador para Praia do Forte:
todas as formas de fazer o trajeto

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *