Descubra o que fazer se você tem 4 dias para conhecer a Chapada Diamantina com o roteiro especial que preparamos:
E se você está planejando viajar para a Bahia, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem à Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!
Dia 1 do roteiro de 4 dias na Chapada Diamantina
Em seu primeiro dia de roteiro, considere o tempo necessário para chegar à sua acomodação. Depois de se instalar e fazer o check-in, você pode começar a passear pelos pontos turísticos da Chapada Diamantina!
Recomendamos que, nesse primeiro dia, você vá conhecer a famosa Cachoeira da Fumaça e o Riachinho, dois atrativos dessa região que são lindos! Dá para fazer uma trilha linda para chegar até a cachoeira, e fechar o passeio com um banho de água.
Depois, se ainda houver tempo, passeie pela cidade onde está hospedado – há algumas vilas interessantes para passeios de fim de dia, como Lençóis, que é a princial base de hospedagem para quem vai à Chapada.
Mas também vale a pena conhecer Mucugê, Vale do Capão e Igatú (a mais rústica e charmosa, na nossa opinião, por estar escondida entre as montanha, com construções feitas de pedra e várias ruínas), cada uma com suas próprias atrações turísticas.
Vale a pena, ao menos, passar por cada uma delas, mesmo que você não pretenda dormir. Aproveite para provar a culinária regional! Há desde moquecas maravilhosas à carne de sol.
Dia 2 do roteiro de 4 dias na Chapada Diamantina
Reserve o seu segundo dia para visitar duas das atrações mais LINDAS de toda a região: o Poço Encantado e Poço Azul.
Apesar de serem igualmente lindos, esses dois poços fazem parte de pontos diferentes da Chapada. Com águas transparentes e um tom azul lindo, os poços da Chapada Diamantina costumam ser ponto imperdível dos viajantes. Eles são famosos pelo fenômeno da luz do sol, que entra pelas frestas das grutas onde estão e atingem a água, criando um fenômeno visual.
No Poço Azul, diferente do Poço Encantado, você pode flutuar, e o acesso é bem fácil, sem trilhas. Além disso, é o maior sítio paleontológico submerso do país, com um fundo cheio de fósseis. Sem dúvidas, é dos principais pontos turísticos da Chapada Diamantina na Bahia.
Dia 3 do roteiro de 4 dias na Chapada Diamantina
No terceirodia, o roteiro acaba por ser um pouco mais extenso: visite a Gruta da Lapa Doce, a Gruta Pratinha e o famoso Morro do Pai Inácio, que tem a vista mais icônica da Chapada.
A Lapa Doce e a Pratinha são as duas grutas mais buscadas na região de Iraquara e em toda a Chapada Diamantina. A Lapa Doce é a terceira maior gruta do Brasil, e sua entrada é feita com guias e lanterna. Já a Pratinha que fica em uma fazenda fechada (com taxa para acesso) exige uma trilha e tem até tirolesa!
Já o Morro do Pai Inácio é um ponto turístico imperdível em qualquer roteiro. Não deixe de subir a ele para ver, suspirar e fotografar a incrível vista que ele proporciona, do alto de seus mais de 1.100 metros de altitude. Vale a pena subir durante o dia, mas também perto do horário do pôr do sol – garantimos que é algo surreal, e você verá a Chapada sob outras cores. É um ponto imperdível de sua viagem, sem dúvidas!
Dia 4 do roteiro de 4 dias na Chapada Diamantina
Se começamos esse roteiro com uma cachoeira, finalizaremos com uma também: aproveite o quarto dia para conhecer a cachoeira do Buracão, uma das mais populares e lindas quedas d’água da Chapada, dentre as dezenas que você pode ter. Você poderá nadar dentro de um cânion para chegar a ela, o que é incrível!
Se ainda tiver tempo disponível em seu roteiro, conheça os sítios arqueológicos locais! Existem algumas áreas na Chapada Diamantina que preservam pinturas rupestres de muitos anos atrás. Eles guardam a cultura e herança dos antigos habitantes dessa região. Você os encontra na Serra das Paridas, em Palmeiras, Jacobina, Ibicoara e no Morro do Chapéu (que tem mais de 200 sítios arqueológicos!).
Super dica do aluguel de carro na Bahia!
E depois de ler tudo sobre o roteiro de 4 dias na Chapada Diamantina, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro na Bahia é muito mais barato do que as pessoas imaginam.
Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!
Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro das cidades, ir até as ilhas de ferry boat, explorar melhor as cidades e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro na Bahia nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato.
Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.
Dica importante sobre os passeios na Bahia
A Bahia é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada.
Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.
Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para a Bahia, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança.
Se quiser, é só entrar aqui e conferir os preços, informações e até avaliações de quem já fez os passeios da empresa. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que existem para a Praia do Espelho, Praia do Forte, Morro de São Paulo e pelo centro histórico.
Como achar ótimos hotéis por preços incríveis na Bahia?
Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na Bahia, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis na Bahia. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança.
Ele tem todos os hotéis de Salvador, Porto Seguro, Chapada e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.
O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.
Veja mais matérias imperdíveis da Bahia:
O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
O que fazer em Porto Seguro: dicas dos melhores passeios para fazer na cidade
Como ir de Porto para Caraíva: todas as formas de fazer o trajeto
Como ir de Salvador para Praia do Forte: todas as formas de fazer o trajeto