Salvador

Passeios pela Ilha dos Frades em Salvador

Confira um guia completo de passeios pela Ilha dos Frades, uma ilha paradisíaca localizada no centro da baía de Todos os Santos, em Salvador. Aliás, desde 2017, a ilha é reconhecida como um “bairro” da capital baiana, e nós recomendamos muito a visita! Confira um guia de passeios pela cidade:

Vista aérea da Ilha dos Frades

E se você está planejando viajar para a capital baiana, não deixe de ver também a nossa matéria de como economizar muito na viagem a Salvador e Bahia, com todas as dicas para gastar menos em tudo o que for fazer por lá, e aproveitar mais!

Visita à Ilha dos Frades e taxa de entrada

O grande destaque da Ilha dos Frades é, sem dúvidas, suas praias, que estão distribuídas em 8 km de litoral. São águas transparentes e mornas, com piscinas naturais, combinadas com uma vegetação super verde como cenário de fundo. O lugar é realmente lindo!

Atenção: qualquer visitante que chega à Ilha dos Frades deve pagar uma taxa de preservação no valor de R$ 25 por pessoa (valor estabelecido em outubro de 2020), em um quiosque que fica logo na entrada da ilha.

Praias da Ilha dos Frades

1. Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

Após o desembarque na Ilha, em cerca de 15 minutos de caminhada, chega-se à Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe. Ela fica na parte norte da ilha, e é a praia mais visitada. Tem águas mornas e tranquilas, bem azuis, perfeitas para um banho de mar.

Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

Já sobre a infraestrutura da praia, há barracas com mesinhas e guarda-sóis na areia, o que permite que você prove ótimos pratos com frutos do mar. As barracas ainda contam com duchas e banheiros. Uma coisa legal é que a praia tem Bandeira Azul, um selo que avalia mais de 30 requisitos socioambientais, como a conservação local e a qualidade da água. Por esses e outros motivos, a praia é um destino perfeito para famílias e casais!

Obs: uma vez na praia, visite a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída no século XVII, que fica a 136 degraus de distância – mas garantimos que a subida vale a pena, não só pela igreja, mas pela vista do alto.

2. Praia da Viração

A Praia da Viração fica logo ao lado da Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, e dá para chegar até ela a pé! No entanto, é uma praia sem estrutura, ou seja, sem barracas que vendem comidas e bebidas. Por conta disso, a praia não é tão movimentada quanto sua vizinha, mas também tem águas cristalinas e tranquilas, o que torna o banho de mar maravilhoso!

Praia da Viração em Ilha dos Frades

3. Praia do Loreto

A Praia do Loreto é outra que vale a pena conhecer, apesar de não ter tanta infraestrutura, e que está localizada ao sul da Ilha. Ela também tem uma construção icônica, a Capela de Nossa Senhora do Loreto, que foi construída no século XVII – mas, diferente da outra igreja, esta fica a poucos metros do mar.

Praia do Loreto em Ilha dos Frades

4. Praia do Tobar

Com águas cristalinas e muitos corais, a Praia do Tobar é mais reservada e tem menos infraestrutura. Ela é cercada pela Mata Atlântica, e através de uma trilha que sai dessa praia, você chega até uma praia ainda mais reservada: a Praia de Tobarzinho.

5. Praia de Paramaná

Esta é a praia onde as embarcações chegam e saem, portanto é bastante movimentada! Ainda assim, o mar é cristalino e quentinho, como no resto da ilha. O local é ótimo para almoçar e lanchar.

Praia de Paramaná em Ilha dos Frades

Onde comer em Ilha dos Frades?

Como já dissemos, na Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe há barracas ótimas para você almoçar ou lanchar pratos diversos. Nós sempre comemos por lá, e indicamos especialmente as refeições com frutos do mar. O valor, no entanto, não é dos mais baratos. Se você quiser comer em um restaurante, pode ir ao Restaurante Preta, que é o mais famoso da ilha por causa da sua decoração, com guarda-chuvas pendurados por cima das mesas e cadeiras. A comida também não é barata, mas vale a pena!

Restaurante Preta em Ilha dos Frades

Como ir para a Ilha dos Frades?

– Com agência

A única forma de chegar à Ilha dos Frades e à Ilha de Itaparica é via barco. Por isso, a maioria das pessoas escolhe contratar um serviço para fazer o passeio. Existem algumas empresas que fazem esse passeio, e a que nós acabamos escolhendo foi uma que tem o catamarã próprio. Nós a indicamos muito, pois trata-se de uma agencia muito boa, que é credenciada e segura. É a mesma agência que faz os passeios para Praia do Forte e todos os principais pontos turísticos de Salvador, e o barco sai do terminal náutico, no bairro do Comércio.

Mar da Ilha dos Frades

Se quiser saber mais, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone, que eles entrarão em contato por whatsapp. Eles oferecem um atendimento super prestativo, humanizado e confiável. Gostamos também porque dá para comprar todos os passeios da viagem em um só lugar (o que é muito mais fácil e seguro), porque eles têm todos! A comodidade e segurança são garantidas.

– Por conta própria

Indo por conta própria, você precisará dirigir até o cais da cidade de Madre de Deus, a 63 km de Salvador. De lá, há lanchas que partem direto para a Ilha dos Frades por um preço mais barato. Mas, mesmo assim, é preciso considerar o valor gasto com o carro.

Mata Atlântica na Ilha dos Frades

Super dica do aluguel de carro em Salvador!

E depois de ler tudo sobre os passeios pela Ilha dos Frades em Salvador, não deixe de ver as nossas dicas de planejamento de viagem! A primeira delas é sobre o transporte: nem todo mundo sabe, mas alugar um carro em Salvador é muito mais barato do que as pessoas imaginam. Como o transporte público da cidade não chega aos principais pontos turísticos, você acaba ficando refém dos preços dos táxis – e, se for fazer as contas, o carro alugado acaba sendo o meio de transporte que mais vale a pena. Se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir, sai ainda mais barato, e você economiza muito!

Aluguel de carro em Salvador

Com o carro você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Salvador, ir até Praia do Forte, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro em Salvador nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e faz um levantamento em todas as principais locadoras de carros, encontrando os melhores preços do mercado.

Dica importante sobre os passeios de Salvador

Salvador é um destino cheio de opções de passeios, sendo que os melhores são mais afastados do centro, e você precisará se planejar para fazê-los. A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pela internet, para garantir o serviço de uma empresa de confiança e credenciada. Você até pode deixar para comprar os passeios lá, na hora, mas nós não recomendamos, para que você não perca tempo de viagem procurando uma boa opção, nem corra o risco de fazer os passeios com uma empresa não credenciada e pouco segura.

Passeio para Morro de São Paulo

Sempre compramos nossos passeios antes, com uma empresa oficial. Para Salvador, em especial, indicamos uma empresa que oferece um atendimento super prestativo e humanizado. Foi o lugar que achamos mais barato e que mais nos passou confiança. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone, que eles entrarão em contato por whatsapp e darão um ótimo atendimento sobre os passeios de lá. É bem fácil, e nós realmente recomendamos, especialmente os tours que eles têm para Morro de São Paulo, Ilha dos Frades, Praia do Forte e Guarajuba.

Como achar ótimos hotéis por preços incríveis em Salvador?

Uma boa dica para encontrar o hotel ideal na capital, na região que você quiser e com a garantia de uma boa hospedagem a preço justo, é usar esse Pesquisador de Hotéis em Salvador. Nós sempre usamos em nossas viagens, pois é o maior site de reservas de hotéis de todo o mundo, e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Ele tem todos os hotéis de Salvador e do resto do mundo nas suas pesquisas, e oferece preços imbatíveis por causa da forte negociação que tem com os hotéis.

Dentro dele, nós fizemos um mapa personalizado bem legal que indica os melhores hotéis para se hospedar dentro da região que consideramos a melhor da cidade. É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Mapa das melhores áreas para se hospedar em Salvador

O buscador ainda oferece cancelamento GRÁTIS para a maioria dos hotéis. Ou seja, dá para reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço (já que eles mudam de um dia para o outro, e os quartos nos melhores hotéis esgotam rápido), e se depois você encontrar um melhor, ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum.

Hotéis em que já nos hospedamos e recomendamos demais:

Piscina de hotel de luxo em Salvador

Veja mais matérias imperdíveis de Salvador:

O que fazer em Salvador: dicas dos melhores passeios para fazer na capital
Quanto custa viajar para Salvador: todos os gastos para você calcular sua viagem
Onde ficar em Salvador: os melhores bairros e regiões para se hospedar na cidade

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *